Um olhar, múltiplas conclusões: Relato de experiência na USF- Santarém

17 votos

esf_santarem.jpg

O presente relato demonstra a experiência desenvolvida na USF de Santarém, pertencente ao Distrito Sanitário Norte II, localizada no município de Natal/RN, por meio da criação do Projeto Terapêutico Singular objetivando a melhoria da saúde e da qualidade de vida das famílias usuárias da USF. Esse relato é o resultado da intervenção da disciplina Atividade Interativa Interdisciplinar II: POTI, por meio do planejamento conjunto dos profissionais que atuam na USF de Santarém, da tutora da disciplina Professora Doutora Soraya Maria de Medeiros, bem como da colaboração de alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN dos mais diversos cursos abrangentes da área da saúde, provenientes das disciplinas POTI. A nossa linha reguladora de traçado para a intervenção foi o PTS – Projeto Terapêutico Singular – que é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar, com o apoio matricial, se necessário. Geralmente é dedicado a situações mais complexas.  É uma variação de discussão de "caso clínico". Foi bastante desenvolvido em espaços de atenção à saúde mental como forma de propiciar uma atuação integrada da equipe valorizando outros aspectos, além do diagnóstico psiquiátrico e da medicação, no tratamento dos usuários.
Antes da construção do PTS, tivemos que identificar a localização territorial e elementos relevantes do território; arranjo familiar, por meio de um genograma e um ecomapa; a situação resumida dos pacientes, por meio de visitas domiciliares e informações contidas nos prontuários e avaliação das vulnerabilidades.  Para a construção deste projeto, pensamos em hipóteses e problemas, referentes à forma com que o paciente se produz diante de forças mais internas, como as doenças, os desejos e forças externas, como trabalho, cultura e a família. Posteriormente, a partir da construção do genograma e ecomapa das famílias, definimos objetivos, fazendo propostas de curto, médio e longo prazo.

Para a construção do PTS contamos com as ferramentas oferecidas pelo Núcleo de Apoio a Saúde da Família, que tem o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações. Buscando com isso alcançar a integralidade do cuidado, que se apresenta como sua principal diretriz a ser praticada.
Dentre as cinco famílias visitadas, duas ganharam destaque, devido a grande relevância de suas fragilidades, tendo uma junção de elementos sociais ligados à saúde que culminam à uma situação desfavorável no processo saúde-doença. Expostos a situações de extrema vulnerabilidade como falta de alimentos, distúrbios psicológicos, situações extrema de pobreza, ínfimas oportunidades, baixa escolaridade, entre outros vários problemas que abrangem fervorosamente o cotidiano dessas famílias ficamos sensibilizados e entusiasmados à intervir com o apoio do NASF, dos profissionais da USF e dos diversos equipamentos sociais que estão à nossa disposição.
Como resultado obtido, destaca-se primeiramente, a positiva aproximação das famílias abordadas com a USF, o NASF e outros equipamentos sociais como a SEMTAS e o CRAS; a percepção ampliada de saúde dos alunos envolvidos na proposta de intervenção, conseguindo enxergar a saúde para além de procedimentos e/ou técnicas de tratamentos pontuais, e perspectivando processos educacionais e cidadãos como sendo ações de saúde igualmente legítimas e; a percepção que a colaboração multiprofissional e interdisciplinar favorece a respostas contundentes no aprimoramento do serviço de saúde.

Autores: Soraya Maria de Medeiros, Lívia Samila Bezerra Borges, Marília Souto de Araújo, Regina Célia Damasceno, Zulmira Marques de Oliveira e Válbia Marinho.