As obras sociais de Freud no contexto atual

11 votos

      Este escrito tem como finalidade relacionar a teoria freudiana em contexto com a atualidade. Sendo assim, foi me proposto a escolha de um tema o qual destaco a saúde municipal de Santa Maria mais especificamente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

      Freud deixa-nos claro em "O futuro de uma ilusão" que o produto de nossa cultura, as instituições, as religiões e até Deus funcionam como meios de castração assim como na primeira relação até o estabelecimento do Complexo de Édipo. Quando nascemos passamos por várias fases, as quais vão de aspectos totalmente inconscientes e fisiológicos até progredir em maturação e conhecimento pela descoberta que por fim desabrocha a tal consciência (tomada de consciência).

      Assim, a relação mãe/bebê é tão próxima que este bebê desenvolve-se em primeira instância a noção, mesmo que inconsciente, de que sua mãe é parte sua e que está ali para atender suas necessidades quando requerer. O tempo passa e a cada vez mais a criança tem percepções que são autônomas, mas neste momento aparece o pai que é um dos principais sujeitos que estimula a castração, no entanto a frustração que faz a criança buscar outras perspectivas, além de focar nos pais apenas.

      Relacionando com a questão de saúde da UPA-SM, podemos ressaltar que quando em época de política ou melhor dizendo de campanha eleitoral, muitas são as expectativas dos eleitores em relação a qualidade e eficácia dos programas de saúde. No entanto, vê-se grande investimento e propagandas, muitas propostas gasta-se muita energia e "saliva" e, enfim, a escolha nas urnas aponta a vontade de uma democracia que aponta o que se quer.

      Passando-se o período eleitoreiro chega-se ao mandato do candidato eleito. As perspectivas na "cabeça do povo" são de que as propostas colocadas em pauta durante a campanha serão cumpridas de maneira fidedigna. Espera-se que quando precisar de assistência médica os meios estejam disponíveis para a promoção e prevenção das chagas do seus povo.

      Entretanto, neste patamar existe uma grande dilemática e vê-se que o sintoma de saúde não é como desejado e esperado. O povo se frustra, xinga e reclama pela demora na espera pelos atendimentos. Muitas vezes de "cabeça quente" acabam perdendo o controle quebrando o patrimônio e até se expondo a ponto de chamar a Brigada Militar para realizar o devido boletim de ocorrência (que não resolve a situação).

      Na realidade este fato que ocorre é comentada nas páginas de jornais locais de Santa Maria. Nos traz a tona o que Freud destaca como relação edípica, no primeiro momento com os pais e posteriormente com os meios e o universo a volta de cada sujeito (este só é um caso que é fato).

      No entanto, a política era o pai que criava expectativas em prol de mudanças e melhorias na saúde e, a realidade que se apresenta é o meio castrador que frustra remetendo o sujeito a pensar que seu voto foi nada mais nada a menos que uma mera ilusão. Assim, a população sente-se desamparada.

      A obra de Freud "O futuro de uma ilusão" é belíssima e recheada de riquezas tanto no âmbito de conteúdo como de perspectivas e de visões vindouras. Merece ser lida e acima de tudo admite grandes reflexões que nos faz pensar sobre como o ser humano relaciona-se com os meios que estão dispostos a sua volta.