SES-MG disponibiliza tablets para Agentes Comunitários de Saúde 19 de dezembro de 2013

10 votos

agente-comunitario_dengue-300x225.jpgA Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai disponibilizar 28.764 mil tablets para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em todo o estado. Os primeiros municípios que irão receber os dispositivos móveis são Rio Acima, Santa Luzia, Sarzedo, Pirapora, Chapada do Norte e Santo Antônio do Monte. Em 2014, o Governo de Minas iniciará a distribuição para os demais municípios.

Os tablets já vêm com aplicativos desenvolvidos para finalidades específicas, como cadastro das famílias e vídeos e material com ênfase em comunicação em saúde. Com a nova ferramenta, o ACS acessará vídeos, aulas e um aplicativo de acompanhamento da família que facilitará o registro das visitas domiciliares.

De acordo com o secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Francisco Antônio Tavares Júnior, Minas Gerais é o primeiro estado brasileiro a apoiar a utilização de tecnologias para processos básicos realizados na atenção primária à saúde. A iniciativa vai beneficiar mais de 35 mil profissionais de saúde.

“O ACS terá uma importante ferramenta para promoção da educação social na área da saúde, fortalecendo, por exemplo, luta contra a dengue e a redução da mortalidade infantil. Além disso, o envio manual dos dados será evitado, melhorando a agilidade e qualidade das informações lançadas, que poderão ser acompanhadas em tempo real pelos gestores de saúde”, explica Francisco Tavares.fonte https://www.canalminassaude.com.br/blog/

fotoFoto: Frederico Bussinger / Agência Minas.