Ato Cultural de Lançamento do Livro Educação Popular em Saúde: Reflexões sobre Educação em Saúde, Atenção Integral à Saúde

13 votos

Divulgando o lançamento do livro de um grande amigo e companheiro de militância!

Ato Cultural de Lançamento do Livro de Carlos Silvan

No dia 17 de Janeiro de 2014 será realizado o Ato Cultural de Lançamento do livro Educação Popular em Saúde: Reflexões sobre Educação em Saúde, Atenção Integral à Saúde e Gestão Participativa, do educador Carlos Silvan, que sistematiza a experiência de educação popular em saúde no Recife, no início dos anos 2000.

Vários grupos artísticos culturais estarão se apresentando: maracatu e afoxé, vivências de Dança Circular e de Biodanza.

Serão convidados Gestores Municipais e Estaduais de Saúde, pesquisadores, educadores/as populares, organizações da sociedade civil e movimentos sociais. Ainda teremos comidas e bebidas típicas e uma decoração com muita chita, flores, cores, e todos os adereços da educação popular.

O lançamento do livro se dará em uma roda de conversa, metodologia utilizada pela Educação Popular com palavras geradoras, círculos de cultura, sobre o tema do livro.

Este livro trata de um tema fascinante, que mobiliza e movimenta a vida de centenas de milhares de pessoas por esse nosso Brasil afora. Pessoas que em geral se despontam a partir de uma atuação local, como antenas fincadas em uma dada realidade, porém plugadas com o mundo global e os seus acontecimentos, pessoas que constroem uma articulação cada dia, geográfica e politicamente, mais ampla e inovadora.

Antes de tudo trata-se da materialização do registro de um processo do qual o autor foi um dos principais protagonistas. Mais do que um texto erudito ou um novo manual, mais do que um compêndio de educação, cada pessoa leitora há de se deparar em suas páginas com um relato permeado de certezas, dúvidas, interrogações, provocações, construções forjadas coletivamente em meio aos embates de uma gestão caracterizada pelo ambiente de modelos diferentes de sociedade e gestão do SUS.

Escrito em uma linguagem simples, direta, sem deixar de reforçar continuamente os princípios que pautam e norteiam o ideário da educação popular em saúde. A sua leitura torna-se uma vivência instigante, estimulando a pessoa leitora, especialmente aos educadores e as educadoras, gestores e gestora do SUS, bem como, estudantes e pesquisadores a seguirem os mesmos passos no sentido da contribuição para a pesquisa participante, o estudo, a sistematização e o compartilhamento de resultados de processos educativos que possam se tornar referências para novos e futuros processos de natureza semelhante.

Horário: 19:00h.

Local: Torre Malakoff – Recife Antigo (Bairro do Recife), próximo da Praça do Arsenal.

PROGRAMAÇÃO

19h:00 – Cortejo (arte, cultura e espiritualidade)

19h:20 – Apresentações artísticas e práticas de cuidados

20h:20 – Conversa com o autor (roda aberta de diálogo), apresentação do livro, autógrafos

21h:40 – Danças Circulares e Biodança

22h:00 Encerramento

Gerson Flávio da Silva, jornalista e editor do livro.