Linha do Tempo – Minha Trajetória no SUS

14 votos

Meu nome é Marília Silva do Nascimento, tenho 24 anos e sou natural do interior de alagoas chamado Mata Grande de onde sai aos 16 anos em busca de um futuro profissional que me proporcionasse prazer em realiza-lo.

Em 2008 comecei a minha graduação em Serviço Social na faculdade Integrada Tiradentes, mas só foi possível estudar se eu trabalhasse, pois não tinha condições financeiras de manter esse curso. Foi quando consegui um emprego na Maternidade Escola Santa Mônica por uma empresa terceirizada no setor do Banco de leite humano, logo após saí da empresa terceirizada e continuei na instituição como serviço prestado na função de burocrata no setor de processamento de roupas, até chegar o processo seletivo simplificado e eu entrar como assistente de administração no Núcleo de Educação Permanente da mesma instituição até os dias atuais. A partir de então comecei a conhecer mais as capacitações existentes não só da Maternidade como também de outras instituições do Estado.

Em 2011 participei do curso de Gestão do Trabalho na Universidade Federal de Alagoas onde pude conhecer um pouco da nossa realidade no SUS.

Em 2013 tive a oportunidade de ingressar no curso de Apoiadores da Política Nacional de Humanização, um tema que me interessa muito e que me proporcionou bastante vontade de explorar mais depois de ter conversado com colegas de trabalho que participaram da Oficina da Política Nacional de Humanização pela UNCISAL, a partir de então estou ingressando neste curso e me interessando cada vez mais pelo curso que visa a luta de um SUS que dá certo.

Atualmente faço pós-graduação em Direitos Sociais e Gestão de Serviços Sociais na UNOPAR e iniciando outra Especialização em Gestão Pública na Ufal e espero que eu possa aprender cada vez mais para contribuir nessa jornada de aprendizagem e luta em busca de um SUS mais humanizado.