Projeto AFASC em Movimento – Ginástica nos Bairros

14 votos

O projeto AFASC em Movimento – Ginástica nos Bairros foi criado em maio de 2011 e já atende 72 bairros da cidade de Criciúma. O público-alvo são adolescentes, jovens e idosos que no primeiro encontro passam por uma avaliação com o médico da Unidade de Saúde da comunidade. As aulas são realizadas uma vez por semana, a partir das 18 horas, em centros comunitários e salões de igrejas.
O projeto tem o intuito de criar o hábito e a prática da realização de exercícios físicos, bem como a autonomia de ações que resultem na melhora da qualidade de vida dos beneficiados. O diferencial deste projeto é o acompanhamento do fisioterapeuta que orienta os participantes com técnicas alternadas prevenindo doenças degenerativas nas articulações. Profissionais da área Educação Física e estagiários da Unesc, também orientam a população.
O evento tem a parceria do governo municipal, através da secretaria do sistema de Saúde, Fundação Municipal de Esportes (FME) e Unesc, e conta com a coordenação de Edemilson Mondardo.

As aulas acontecem nos bairros de criciuma na associação de moradores do bairro, e cada bairro conta com um educador fisico e um fisioterapeuta.