A gestão colegiada se consolidando na MDER

14 votos

Compartilho convite recebido, para solenidade de implantação do colegiado gestor da Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina (PI), o que caracteriza como mais um grande avanço conquistado para o fortalecimento do SUS no Estado.

 

maternidade.jpg

 

convite_emilia.jpg

Convite

O Ministério da Saúde através da PNH (Política Nacional de Humanização) que opera com o princípio da transversalidade se utiliza de dispositivos para consolidar a co-responsabilização  entre usuários, trabalhadores e gestores.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa, vem sendo contemplada com ações dessa política no sentido de causar mudanças que venham favorecer ao usuário e profissionais o SUS que queremos e precisamos.

Assim, a Co-Gestão como um modo de administrar incluindo o pensar e o fazer coletivo vem sendo uma das diretrizes trabalhadas pelo MS através de articulação por parte de apoios/MS e toda equipe de profissionais da casa; SES e outras instituições que tem contribuído, como os hospitais HILP e HGV que têm instituídos os seus colegiados. Visto que hoje a MDER ocupa um espaço de destaque seja pelo número maior de partos em maternidades  ou pela abrangência em ser a única maternidade a atender demandas da Alta Complexidade em todo o estado do Piauí, e de respostas positivas na redução da MM. Entendemos que esse momento é de se instituir um Colegiado Gestor, visando articular um novo formato de atendimento em saúde para que participem os envolvidos no trabalho em equipe, favorecendo uma gestão participativa como democratização nos processos de decisão.

Assim, essa modalidade de gestão está sendo implementada em muitos espaços de gestão do SUS com bons resultados, em tempo em que se garanta a motivação, o aumento da auto-estima desse trabalhador, bem como interação com troca de saberes, poderes e afetos entre gestores, profissionais e usuários.   

Reuniões com gestores e trabalhadores vem acontecendo no sentido de formar o COLEGIADO GESTOR da MDER. Dentre muitas discussões, dúvidas, avanços e retrocessos que entendemos fazer parte natural desse processo entre gestores e trabalhadores, chegamos ao entendimento do momento de oficializar a Portaria desse Colegiado. Gestores e trabalhadores têm expressado o desejo de torná-la uma GESTÃO PARTICIPATIVA.

Dessa forma é com muita alegria e satisfação que convidamos você a participar desse momento de formalização do COLEGIADO GESTOR da MDER, oportunidade em que será assinada a Portaria com a composição dos seus membros.

Muito importante a presença de todos que direta ou indiretamente fazem parte dessa Casa que é de todos nós.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 15/01/2014 às 10 hs – na sala de aula da ala "A"- reunião com direção, representantes de setores e membros da portaria do Colegiado para alinhamento da reunião de formalização da Portaria que será dia 30/01/2014.

Dia 30/01/2014- Auditório IPS às 9hs- Momento de formalização do Colegiado Gestor com a presença de todos: Gestores, Trabalhadores, Consultora da PNH/MS e convidados de todas as instituições que de certa forma fazem parte desse coletivo.

Agradecemos a participação de todos nesse momento de aposta para um SUS Resolutivo.

Att,

Clara Maria Silveira Nolêto Chaves
Apoio Institucional da Rede Cegonha – MS
CIAMCA/MDER – Teresina – Piauí