A minha relação com o SUS

0 votos

    Ao ingressar na graduação em Psicologia na UFPE há 15 anos, logo percebi o quanto esta ciência poderia contribuir com a saúde coletiva, desse modo, dediquei todos os meus estágios a pratica em serviço no SUS, nas áreas de saúde mental, dependência química, prevenção ao HIV/AIDS e Psicologia Comunitária. Concluída a graduação, iniciei uma especialização em Saúde Coletiva pela FIOCRUZ onde estudei a violência contra a mulher enquanto um agravo de extrema relevância à saúde pública. Nesta especialização pude conhecer mais a abrangência das ações voltadas à saúde coletiva por conviver com as mais diversas categorias que de forma multiprofissional e interdisciplinar planejavam e executavam projetos para a melhoria da saúde de nosso estado, país e mundo.
    Em 2003 tornei-me uma trabalhadora do SUS em regime de dedicação exclusiva através de dois concursos públicos. Ingressei na Secretaria Municipal de Saúde de Maceió e na Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas. Desde o início e até hoje, sou admiradora e militante do SUS, no entanto, pude perceber in loco que o maior desafio do SUS é simplesmente ser ele mesmo, ou seja, se todos os atores sociais ( gestores, trabalhadores e usuários) de fato, realizassem as ações de acordo com os princípios, diretrizes e pactos a realidade sanitária brasileira seria outra.
    Em 2008, além do atendimento, passei a envolver-me com a promoção e educação em saúde e o ensino propriamente dito, pois passei a integrar o quadro de instrutores da Escola de Governo de Alagoas, como também passei a supervisionar estágio em Psicologia. Nesta época também concluí a Formação em Educação Permanente em Saúde pela FIOCRUZ, o curso de Gestão do SUS em Promoção de Saúde pela UNB e o curso de Psicologia da Saúde e Comunitária.
    Em 2012 mais desafios se apresentaram: o da preceptoria da Residência Multiprofissional e Saúde da Família da UNCISAL em parceria com o Ministério da Saúde, o da gestão de um convênio com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres para a formação de 80 alunos, professores e gestores na Prevenção e Atendimento Integral a Mulheres Vítimas de Violência na AL e em 2013 o ingresso no Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz de Maceió.
    Ao longo da minha atuação no SUS, tenho a possibilidade de de atuar como psicóloga nas áreas de atenção à saúde, extensão, ensino e gestão. Entre tantas lições e aprendizados, destaco a importância de perceber o trabalho com um sentido maior, de exercê-lo como uma missão, um compromisso ético com o outro, com o mundo e consigo mesmo; transformar a produção do cuidado em saúde uma prática crítica, transformadora e humanizada.