Comentário sobre o filme Sicko -S.O.S Saúde

11 votos

Sicko S.O.S Saúde, ou melhor, Sicko $O$ Saúde.

Michael Moore, um grande cineasta, muito popular por seu olhar crítico, relata nesse filme (ou documentário) um problemão no Sistema de Saúde dos EUA.

O filme mostra como os EUA comercializa a saúde de sua população nos Planos de Saúde. Apenas os que têm Planos de Saúde ou os que têm bastante dinheiro (ricões) têm um atendimento de saúde bom. Mas e enquanto o restante da população? Eles ficam sem atendimento nenhum, simplesmente ficam na torcida para não ficarem doentes e não ter que estar sujeito a um sistema que só pensa em lucrar, lucrar, lucrar e lucrar mais ainda.

O filme ainda mostra que até quem tem Plano de Saúde, não tem direito a um atendimento digno, ou seja, o Plano de Saúde ainda não cobre completamente o atendimento necessário, o procedimento necessário para o paciente, deixando o restante por sua conta.

Tudo bem que não seja tão diferente do Brasil, mas existe uma grande diferença sim: No Brasil, o direito de saúde é público, ou seja, todos, tanto os mais ricões quanto os mais pobres têm direito a assistência à saúde (apesar de sofrer uma má gestão). Há uma igualdade nesse quesito como nos países do Canadá, Cuba e França apontados no filme.