CIRANDAS DA VIDA E OS NÚCLEOS DE EDUCAÇÃO POPULAR E PERMANENTE EM SAÚDE

11 votos

nepes_sr_iii_0.jpg

Na manhã de Quarta feira (15/01), no mini auditório da Secretaria Regional III, em Fortaleza, a Estratégia Cirandas da Vida reuniu agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de controle de endemias (ACE), para cumprir programação que fora pactuada no encerramento do curso de educação popular em saúde (EdPopSus). O objetivo, de conformidade com a metodologia, é cruzar ações desenvolvidas por estes trabalhadores em suas áreas de atuação com as ações temáticas do plano de ação das Cirandas da Vida, de modo a fortalecer as práticas educativas, em consonância com a educação popular e a educação permanente em saúde. Desta forma, busca-se constituir, na prática, os núcleos de educação popular e permanente em saúde, em cada território regional, com ênfase na promoção de saúde.

nepes_sr_iii.2_0.jpg

Vivência de Acolhimento

Na programação, como forma de receber os participantes e encaminhar os trabalhos do dia, foi trabalhada a vivência de acolhimento e apresentação “Trem da educação popular”, com destaque para: quem sou eu? Território de atuação e a unidade de saúde a qual pertenço. E o trem, formado pelo conjunto dos participantes seguiu viagem. A cada sinal, as pessoas param de cantar, o trem pára e as pessoas vão se apresentando, conforme a orientação metodológica.

 

E O TREM SEGUE O CAMINHO

TRILHAS DA VIDA E TRABALHO

OS SONHOS QUE A GENTE VIVE

QUE FAZEM A VIDA CORRER

nepes_iii.4.jpg

Desenvolvimento do Encontro

Em seguida, os participantes foram convidados a formarem pequenos grupos, onde fizeram o cochicho sobre quais ações coletivas e processuais estão sendo desenvolvidas nos territórios. Logo após, os grupos socializaram suas atividades, construindo o painel de todas as ações. Seguido a esse processo, os cirandeiros apresentaram as estratégias de atuação das sinfonias (trilhas temáticas) do plano de ação das Cirandas da Vida.

– Humanização e práticas integrativas e populares de cuidado;

– Arte, cultura e saúde;

– Gestão participativa e participação popular;

– Juventude e saúde.

nepes_iii.3_0.jpg

Olhando para as sinfonias temáticas do plano de ação das Cirandas, os participantes foram divididos em grupos, de acordo com a unidade de saúde e área de atuação. Na forma de “cochicho”, cada grupo foi orientado a escolher três ações coletivas já desenvolvidas, a serem apresentadas para o coletivo, no momento seguinte. Os grupos trouxeram suas ações, expressas em tarjetas e as compartilharam no coletivo.

Tanta coisa já foi feita

Tanta coisa por fazer

Vida é trabalho é junto!

O trem da vida é o Ser!

Cirandeiros e demais participantes fizeram o diálogo para definir com qual temática as ações apresentadas dialogam. Foi o momento de trabalhar a tematização das ações para, em seguida, fazer a priorização de uma ação por cada tema.

A articulação das ações desenvolvidas (e apresentadas), com o Plano de Ação das Cirandas desencadeou um novo “cochicho” para planejar as ações por trilhas temáticas (sinfonias) e o consequente desdobramento, bem como a construção de agendas para refletir sobre as ações priorizadas.

nepes_iii.5_0.jpg

A vida está centrada na doença ou na saúde?

A saúde está centrada na vida ou na doença?

O trabalho está centrado na saúde ou na doença?

Conclusões e encaminhamentos

Ao final, foi feito o agendamento dos próximos passos: encontros para refletir e planejar as ações priorizadas e a proposta da realização de um encontro mensal do Núcleo de Educação Popular e Permanente em Saúde.

Na forma de trem, o grupo deixou o mini-auditório e seguiu até ao pátio da Secretaria Regional. Na palhoça externa, cantando e de mãos dadas, os participantes deram uma demonstração da potência que pode ser gerada por esta estratégia ou dispositivo apelidado de Núcleo de Educação Popular e Permanente em Saúde.

“Nós somos possíveis!

Vamos juntos, com força, luta e energia

Transformar as práticas educativas no SUS

Em projetos de vida!”.

 

O trem da vida segue seu curso

Cabe a cada pessoa decidir

Se no trem deseja seguir

O trem da vida precisa de cada um

Que queira construir o bem comum

Que queira compartilhar

O trem da vida precisa de mim

O trem da vida precisa de você

Para conjugar juntos, o verbo querer!