Projeto: “Anjo da Guarda” – Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis – Assistência Humanizada as Mães de UTI

10 votos

Projeto: “Anjo da Guarda”

O Hospital Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis, situada na cidade de Rondonópolis – Mato Grosso, possui em suas instalações uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Em decorrência das internações dos RNs, encontra-se em nossa realidade a presença das respectivas mães.
Na busca de humanizar a assistência a estas mães, que por vezes, assumem o ambiente hospitalar como uma moradia, a nossa instituição oferece um espaço para suportar as mães. Atualmente, nosso espaço é composto por camas, televisão, geladeira, armários e banheiro.
Como já citado, muitas mães permanecem na instituição acompanhando seus filhos. E percebe-se o impacto da internação de seus bebês em suas vidas, bem como a ruptura com a vida, fora do contexto hospitalar. Nesta perspectiva, pensou-se na criação de um projeto humanizado direcionado as mães de UTI Neonatal.
Desta forma, o Projeto Anjo da Guarda resume-se na construção de um espaço de escuta e acolhimento viabilizando a verbalização de sentimentos, dúvidas e tabus das mães dos bebês internados na UTI Neonatal. É coordenado pelo Setor de Psicologia, e faz parcerias com os setores de Enfermagem e de Assistência Social. Os encontros acontecem no quarto das mães da UTI Neonatal instalado nas dependências da nossa instituição.
Os objetivos deste projeto são: Promover um espaço de escuta e acolhimento; Esclarecer dúvidas das mães resultantes do processo de internação do filho; Aliviar a ansiedade desencadeada pela internação do bebê; Possibilitar um momento de troca de experiência entre os participantes; e Efetuar intervenções educativas.
O projeto acontece todas as quintas-feiras, iniciando-se às 13h30min., durando cerca de 1h a 1h30min. O número de participantes varia de acordo com a quantidade de mães presentes no hospital, tendo em média cinco a nove participantes por encontro, e da decisão de participação da mesma. Visto que se estabelece como direito a participação ou não no projeto.
O grupo inicia-se com a apresentação do profissional da Psicologia e dos objetivos do grupo. Solicita-se a apresentação de todos os participantes, para que haja maior proximidade. Logo, é proposta a discussão de algum tema, pré-estabelecido, relacionado ao momento vivenciado pela mãe. Sendo este, por meio de dinâmicas, filmes e atividades em gerais. Durante o ano, promove-se eventos nas datas comemorativas, como no Dia das Mães, Natal, entre outros.
Percebe-se com a realização destes encontros, a mães conseguem falar de si e de seus bebês, amenizando o sofrimento decorrente da internação do RN. A troca de experiência propicia um elo entre as mães, e entre as mães e os profissionais, permitindo que haja atendimento humanizado para além do momento grupo.