SÍNTESE DA ANÁLISE DO TRABALHO EM SAÚDE NOS REFERENCIAIS DA HUMANIZAÇÃO E DO TRABALHO COM RELAÇÃO DE SERVIÇO

0 votos

CURSO DE APOIADORES DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZASUS

ALUNA: Ilda Maria da Silva
ATIVIDADE: Síntese da análise do Trabalho em Saúde nos Referencias da Humanização e do Trabalho com Relação de Serviço.
MÓDULO: I                         DATA: 30/01/2014
TUTORA: Luzia Malta

O Autor Serafim Santos neste artigo nos conduz a política Nacional de Humanização/PNH tendo como alvo os trabalhadores em sua forma de produtividade do trabalhador ativo, buscando mudanças e se capacitando para intervir nos processos de trabalho, buscando autonomia para transformação da realidade e de si próprio, vivendo os princípios da política pública (transversalidade, dissociabilidade, afirmação do protagonismo) levando assim ao trabalhar com autonomia e valorização.
Os referenciais da PNH têm como principal foco mostrar o trabalho em saúde, o que se faz nas instituições tendo como finalidade o ser humano. O artigo faz referencia a produção e organização de trabalho, como diz Zarafian: “Só se pode falar em produção/relação de serviço se houver a produção de mudança como transformação na vida dos sujeitos, em suas condições de atividade.”
A PNH trás como sustentação de trabalho a lógica de redes cooperativas, fomentando a construção de coletivos de redes trabalho-afetivos, no domínio de cogestão. A cooperação é de grande importância para o trabalho levando a segurança, a produtividade e mudança de organização; Gerando melhoria de vida e ampliando o aprendizado em torno de forma de avaliar e perceber o próprio trabalho.
Concluindo, o artigo reafirma a potência da atividade de análise, relacionando a qualidade de assistência quanto à crescente precariedade; Repercute também sobre a qualidade de vida e saúde dos trabalhadores.
A metodologia propõe um paradoxo no cenário do Sistema de Saúde no Brasil: de um lado o SUS com suas diretrizes e com modelos participativos de gestão e organização e de outro a tendência dos serviços, a participação ativa e protagonista dos sujeitos. A consolidação da PNH como política pública será fortalecida no SUS.