Grupo Menos Dor – UMSF São Silvestre e NASF de Jacareí – SP
O trabalho relata a experiência de construção de um grupo, para usuários do SUS com dores crônicas, com base nas demandas percebidas pela Unidade de Saúde da Família São Silvestre, devido a necessidade de uma abordagem integral com enfoque multidisciplinar.
O trabalho foi construído iniciando pelo levantamento de demanda espontânea percebida pela Unidade de Saúde da Família em convergência com a demanda dos profissionais de fisioterapia que atendem na reabilitação da prefeitura de Jacareí, foi realizada a análise em conjunto com a unidade para construção da melhor abordagem e formato do grupo. Com o elevado número de usuários levantado pelos agentes de saúde, percebeu-se a necessidade de criar um Projeto Piloto, para entender e atender adequadamente a população.
Há grande demanda espontânea da agenda médica de pacientes com relatos de dor crônica, demandando inúmeras vagas, esses indivíduos buscam medicação e encaminhamento para fisioterapia, de forma recorrente. Isso fez com que a supervisora da unidade entrasse em contato com o NASF para pedir ajuda e intervenção.
Foi realizado um trabalho com intervenção proposta pela equipe do NASF em parceria com a UMSF São Silvestre e os usuários, através do matriciamento dos usuários com agravos de dores crônicas, foi escolhido uma micro área dentro da abrangência da unidade bastante vulnerável e com grande prevalência desses indivíduos para iniciar o projeto.
Com objetivo de promover melhor compreensão da equipe e usuários dos processos de subjetivação envolvidos nos quadros de dores crônicas e realizar a prática de cuidado condizente com a realidade das pessoas atendidas.
Por priscila_moura
Bom dia,
Hoje cedo aconteceu mais um grupo Menos Dor, onde as atividades foram realizadas no espaço dos Vicentinos. Tivemos 10 participantes. Iniciamos as atividades com aferição da PA, todos com a pressão controlada, a média de dor foi 0,8, dos pacientes com dor crônica apenas 2 estavam sentindo dor.
Realizamos respiração diafragmática, posturas de isostreting e pilates.
exercícios respiratórios associados a exercícios para MMSS, treino de marcha e desfile, treino isométrico associado a equilíbrio para fortalecer abdomen, exercícios de coordenação e dissociação de cinturas, alongamentos. Ao final, tivemos um bate papo e orientações sobre mastigação e fala com a fonoaudióloga do NASF, Sylvia Leal.