Grupo Menos Dor – UMSF São Silvestre e NASF de Jacareí – SP

8 votos

O trabalho relata a experiência de construção de um grupo, para usuários do SUS com dores crônicas, com base nas demandas percebidas pela Unidade de Saúde da Família São Silvestre, devido a necessidade de uma abordagem integral com enfoque multidisciplinar.

O trabalho foi construído iniciando pelo levantamento de demanda espontânea percebida pela Unidade de Saúde da Família em convergência com a demanda dos profissionais de fisioterapia que atendem na reabilitação da prefeitura de Jacareí, foi realizada a análise em conjunto com a unidade para construção da melhor abordagem e formato do grupo. Com o elevado número de usuários levantado pelos agentes de saúde, percebeu-se a necessidade de criar um Projeto Piloto, para entender e atender adequadamente a população.

Há grande demanda espontânea da agenda médica de pacientes com relatos de dor crônica, demandando inúmeras vagas, esses indivíduos buscam medicação e encaminhamento para fisioterapia, de forma recorrente. Isso fez com que a supervisora da unidade entrasse em contato com o NASF para pedir ajuda e intervenção.

Foi realizado um trabalho com intervenção proposta pela equipe do NASF em parceria com a UMSF São Silvestre e os usuários, através do matriciamento dos usuários com agravos de dores crônicas, foi escolhido uma micro área dentro da abrangência da unidade bastante vulnerável e com grande prevalência desses indivíduos para iniciar o projeto.

Com objetivo de promover melhor compreensão da equipe e usuários dos processos de subjetivação envolvidos nos quadros de dores crônicas e realizar a prática de cuidado condizente com a realidade das pessoas atendidas.