Síntese do artigo do Serafim Barbosa Santos Filho

0 votos

 O artigo apresenta um caminho analítico tendo como foco os trabalhadores como sujeitos no contexto do processo de trabalho e as relações institucionais que nele são estabelecidas. Logo, foram construídos eixos analíticos pelos quais se pode induzir a prática de análises coletivas do trabalho, fomentar a participativa dos trabalhadores como sujeitos dessas atividades analíticas e, com isso, fomentar o aumento de sua capacidade de análise e de intervenção em seus processos de trabalho.

 Os conceitos da PNH articulam-se visando à análise e reorganização dos processos de trabalho em saúde propondo essencialmente transformações nas relações sociais que envolvem usuários, trabalhadores e gestores em sua experiência cotidiana de interação, organização e condução de serviços-transformações nas formas de produzir e prestar serviços.

 Nessa concepção de trabalho, entendemos que a PNH tem como finalidade maior estar em meio aos processos de trabalho, produzindo desvios nas relações instituídas, instigando novas composições, outras possibilidades de ser e trabalhar no âmbito de saúde.  

 Atualmente observa-se que apesar da "convocação" e estímulo para que o trabalho em saúde seja feito a partir da configuração de equipes integradas, são visíveis as várias dificuldades quanto a constituição e operacionalização efetiva de um trabalho integrado em equipe.  Em outro foco, observa-se que a informação nos serve hoje como potente analisador da organização geral do trabalho em saúde, em meio as visíveis contradições dos modelos de atuação e de gestão.

 De acordo com a conclusão do artigo, na perspectiva da PNH esse cenário é compreendido não como inviabilizador das lutas sociais no trabalho, mas como o próprio campo de luta e ponto de partida para análise, intervenção, sempre exigindo o diálogo entre as perspectivas micro e macro e organização de gestão de trabalho.