Coletivo piauiense se reúne para mais uma rodada de discussão sobre a Semana Nacional de Humanização

12 votos

226.jpg

No dia 31.01.14, aconteceu mais uma roda de discussão do Comitê Estadual de Humanização do Piauí, que além da participação dos seus membros e da Consultora da PNH para o estado, também estiveram presentes  alunos do Curso de Medicina da UESPI, que integram a Diretoria do Comitê da "International Federation of Medical Students Associations of Brazil (IFMSA- Brazil)"  junto à FACIME.

O encontro teve entre outros objetivos, discutir sobre a Semana Nacional de Humanização (S.N.H), numa perspectiva de definir a forma de operacionalização das atividades programadas já cadastradas para acontecerem durante o evento, e a feliz e oportuna inclusão dos estudantes destacados, os quais foram agenciados através do Grupo criado no facebook para compartilhar as informações sobre o evento no estado.

Iolí iniciou os trabalhos com uma breve explanação sobre o Comitê e os objetivos do encontro. Na sequência fez um resgate das atividades já discutidas  nos encontros anteriores, que irão compor a programação da semana, e informou a realização do cadastro dessas atividades na RHS. Os estudantes falaram do comitê que integram, dos seus objetivos e enfatizaram o interesse de se incluírem na programação da S.N.H.

Annatália ressaltou as rodas de discussões sobre a humanização do SUS que foram sugeridas para serem disparadas nos espaços universitários durante o evento, tendo como referência a Profª Lúcia Vilarinho (UFPI), fomentando a inserção dos estudantes nessa programação. Os acadêmicos se comprometeram  de levar a discussão para a UESPI, no sentido de organizaram a participação no evento.

Iolí informou que o Diretor de Planejamento da SESAPI, no qual o Comitê Estadual de Humanização está inserido, bem como o Secretário Estadual da Saúde  já aprovaram o documento com as propostas do evento.

Nos debates, além das atividades cadastradas, foram sugeridas também a inclusão dos alunos do ensino médio da Escola Nossa Senhora da Paz (rede publica), levando em conta a disposição de dois professores dessa instituição, membros do Comitê, em articular tal atividade na referida escola.  Além do fomento da participação desses alunos na tenda, foram sugeridas rodas de conversas sobre o SUS no espaço da escola, com o apoio de Emília e da Profª Maria Teixeira.

Na sequência, foram  discutidos aspectos importantes da logística de operacionalização dos eventos, contando com o apoio da SESAPI, Fundação Municipal de Saúde e com a parceria de outros órgãos estatais identificados, como a Fundação Cultural Monsenhor Chaves, o HEMOPI e outros.

A programação da S.N.H ficou assim organizada:

Dia 07. 04 (manhã)

• Abertura oficial da Semana no  HGV, oportunidade em que será feita também uma homenagem aos 10 anos de existência da Política de Humanização no Piauí. Para simbolizar e agregar um ar festivo à data, serão soltos  balões brancos em homenagem a essa marca.

• Plenária com comunicadores sociais “O SUS na mídia: a força da comunicação em saúde no Piaui”. A plenária consiste num encontro para discutir a comunicação no campo da saúde, envolvendo trabalhadores da saúde, comunidade e os profissionais do meio e seus distintos veículos: jornais, rádios, blogs, rádios comunitárias, tv`s, agências de publicidade etc.

Dia 08.04 –  Manhã

Debates sobre a humanização na saúde com instituições formadoras, envolvendo Tutores e graduandos dos cursos de saúde, discutindo como iniciativas de acadêmicos, a exemplo do PET-Saúde e da IFMSA, conseguem transformar o ambiente hospitalar/acadêmico e de que forma isso repercute na humanização do SUS.

Responsáveis por estas atividades: Pet-Saúde da UFPI (Profesoras Lúcia Vilarinho e Lúcia Adad) e Diretoria da IFMSA, na FACIME

Dia 09.04 – Manhã e tarde

Tendas HumanizaSUS/Piauí

Montagem de uma Tenda no Parque  Potycabana, local público visitado por grande fluxo de pessoas, para propiciar a discussão das temáticas em rodas de conversas, apresentações artísticas, manifestações culturais, mural cultural – atividade com arte e fixação dos trabalhos produzidos pelos usuários visitantes,  em fita barbante; rodas de terapias comunitárias integrativas e danças circulares;  distribuição de material informativo educativo do SUS e da PNH, etc…

Disponibilidade de Ouvidoria, caixas de sugestões,  distribuição de  folders com informações acerca da função e papel dos instrumentos de ouvidoria.  etc.

Dia 10.09 – Manhã e tarde

Seminário da PNH na Planície Litorânea (município de Parnaiba), envolvendo trabalhadores, gestores, usuários e controle social dos 11 municípios do território.

Um novo encontro foi pensado para o mês de fevereiro, tendo em vista uma avaliação do andamento do processo.

225.jpg

222.jpg