Mudanças Climáticas Globais

13 votos

images_5.jpg

O Calor escaldante, mas também úmido, é uma característica singular da região sul do Brasil. No entanto, um elemento universal desta situação local é o reconhecimento da estreita faixa de conforto do clima para a saúde humana.

Na verdade, não são necessárias mudanças extremas no clima para desestabilizar a organização da vida humana. Seja nos aspetos sociais, seja na economia, os coletivos humanos, as nações e as culturas são todos complexos e inter-relacionados. Mudanças em fatores decisivos, ainda que pequenas, podem desencadear consequências importantes nos parâmetros precisos de sustentação de qualquer espécie viva no ambiente terrestre. Então, os efeitos das mudanças climáticas afetarão nossa saúde e qualidade de vida.

Efeitos moderados na escala de variação das condições climáticas podem afetar toda a civilização. Aliás, nestes 4,5 bilhões de existência de nosso planeta a maior parte do tempo foi hostil a existência de criaturas como as humanas. Pode-se dizer que florescemos numa janela favorável, em meio a centenas de bilhões de anos em que o clima foi hostil a sobrevivência de humanos na terra.

Deus pode ter feito esse planeta especialmente para nós. Mas ele o organizou como um forno árido e como um congelador, que se alternam no ritmo de escalas de tempo impensáveis. É como se a terra fosse uma abrigo que só durasse 24 horas: Nele só poderíamos sobreviver por alguns milionésimos de segundos ao longo dessas 24 horas. Assim, temos que reconhecer que efeitos drásticos nas variações do clima podem simplesmente inviabilizar a sobrevivência da humanidade.

Mas além disso, a dinâmica de manutenção da sustentabilidade da existência de sete bilhões de humanos é complexa e delicada. Não é preciso muito para que uma situação intratável se instale. Já sabemos que numa escala de tempo geológica, a vida humana na terra está condenada a desaparecer. Mas concretamente, o que nos ameaça hoje é a queda da civilização humana. A ruptura na imensa cadeia de interdependência do qual nosso modo de vida depende.

A situação ainda não é catastrófica. Em certa medida pode levar a um reforço da ocupação racional do ambiente. Mas por pouco mais uma situação como essa pode mudar profundamente nossas vidas.