Arte e Reabilitação: A Música de Cada Um (resumo não-técnico do relatório trienal CNPq)

11 votos

   O projeto Arte e Reabilitação: A Música de Cada Um uniu pacientes, cuidadores, alunos, professores e funcionários da UNIVAP na realização de atividades musicais conjuntas, empregando a música como recurso terapêutico em ambiente clínico/hospitalar. As atividades consistiram na audição de diferentes tipos de música, seguida pela prática musical conjunta, realizada semanalmente desde o início de 2011.

   O projeto também envolveu a realização de medidas físicas, a fim de avaliar os efeitos dos diferentes estímulos sonoros nos participantes. As medidas efetuadas mostram que a música pode exercer influência sobre a atividade muscular dos pacientes e que a resposta destes pode ser influenciada por características musicais como o andamento (música rápida ou lenta).

   As atividades musicais realizadas levaram em conta o gosto, a limitação e as habilidades de cada participante, aumentando sua autoestima e motivação para o tratamento. O emprego da música na prática terapêutica, com a participação dos pacientes “na orquestra”, levou ao estabelecimento (e fortalecimento) de vínculo afetivo entre pacientes, cuidadores e equipe. O grupo chegou a se apresentar em eventos na universidade; nesse sentido, a prática musical conjunta teve reflexos também na comunidade como um todo.

   Observou-se que a música pode ser um excelente recurso terapêutico, colaborando para a evolução positiva do quadro clínico. Além deste ganho individual, o projeto aumentou a socialização dos frequentadores da clínica universitária: a música de cada um tocou a todos.

   Seguem alguns links complementares sobre ações desenvolvidas ao longo do projeto:

Bolas!
Saguão Musical
Carnaval na Clínica
Primeiro Vídeo do Projeto