Resumo do Texto Paidéia e a Gestão: Indicações Metodológicas sobre o Apoio de Gastão Wagner Sousa Campos

0 votos

CURSO DE APOIADORES DA POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO
ATIVIDADE DA DISPERSÃO
Resumo do Texto Paidéia e a Gestão: Indicações Metodológicas sobre o Apoio de
Gastão Wagner Sousa Campos

Theny Mary Viana Fireman de Araujo

Antes de ler o artigo duas perguntas vieram à mente: O que é Paidéia e o que é Apoio? Paidéia é um processo educativo, e a palavra paidos significava criação de meninos e Apoio é base, é suporte, é sustentação e amparo.
Assim, para Campos (2001/2003) Apoio é uma maneira complementar de agir em equipe, independentemente de setores, pois se podem agir no planejamento, na supervisão ou na avaliação. Isso também leva a entender que o Apoio é uma postura, é uma co-gestão porque usa-se metodologia para fazer a interação entre as produções de sentidos dos trabalhadores e usuários.
O Apoio faz com que haja reflexão entre o planejar, o fazer e o avaliar, ou seja, a pratica dos trabalhadores, eles mesmos pensam, fazem e avaliam, tendo em vista que qualquer trabalho produz efeitos quando interfere na produção de bens e serviços; quando assegura a reprodução ampliada da organização e quando interfere na vida dos trabalhadores.
Penso que a função Apoio serve como “construir pontes”, entre as pessoas para que elas possam andar com suas próprias pernas e caminhar pelo poder e saber do cotidiano. Ao construir pontes, o apoiador cria espaços coletivos de interações onde as pessoas irão transitar com seus saberes, poderes, afetos e sabores. E assim, as pessoas, sujeitos (gestores, trabalhadores e usuários) estarão colocando na roda suas subjetividades.
A função Apoio na PNH é usada para propiciar a análise dos processos de trabalho, compreendidos enquanto valor de uso, significado para a vida e de reprodução. Consequentemente, a função Apoio propicia também a construção de compromissos consigo e com os outros, uma vez que todo processo é produto de interação entre pessoas, tendo em vista que o efeito Paidéia nos leva a ampliação e circularização das informações.
Outra função importante do Apoio é o reconhecimento e discussão das relações de poderes e saberes e para isso, juntos pode-se mediar a construção de objetivos comuns, qualificando as ações, a capacidade crítica e transformando as práticas.