RAPS na cidade de São Paulo
vicente cervera casino
A Prefeitura de São Paulo e a Escola Municipal de Saúde fazem uma importante composição para desenvolver ações de educação permanente de trabalhadores do SUS em nossa cidade hoje.
Na esteira dos princípios do SUS, pretendem consolidar o modelo de base territorial que garante o respeito aos laços sociais de pessoas que sofrem de transtornos psíquicos, usuários de substâncias psicoativas e a produção de saúde como um todo.
Vinculação e acolhimento, dimensões caras à Política Nacional de Humanização, assim como a ativação de redes constituirão o modo de fazer que perpassará um grande número de ações.
O ano começa com outro forte dispositivo, as rodas de conversa, onde se discutirá o Plano de Educação Permanente para a implementação da Rede de Atenção Psicossocial. Uma primeira roda já aconteceu no dia 18 de fevereiro, na EMS.
A redehumanizasus esteve presente nesta roda, por intermédio de seu coletivo de editores/curadores, para informar e integrar seus usuários ( RHS ) neste movimento. Estaremos também nas próximas articulações.
Disponibilizamos abaixo a Cartilha de apresentação do Programa Rede Sampa – Saúde Mental, feita para o seminário sobre o mesmo projeto, realizado no Parque Anhembi, São Paulo, em dezembro de 2013.
Por Emilia Alves de Sousa
Uma bela composição pelo fortalecimento do SUS.
A imagem do post nos encanta e os movimentos em rede relatados nos inspiram Iza!
Parabéns ao coletivo de saúde mental de São Paulo pelas ações em rede!
Bjs!
Emília