CAPS II Leste implementa a I Semana de Humanização da Saúde Mental

13 votos

caps.jpg

Os usuários, familiares e profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da zona Leste, participaram na segunda-feira passada (17) da I Semana de Humanização de Saúde Mental, uma proposta de promoção à saúde e humanização do cuidado, que vem sendo implementada pela saúde mental do município de Teresina.

As atividades aconteceram no período de 17 a 21 de fevereiro, no CAPS Leste II, com atividades culturais, dinâmicas de grupo, terapias ocupacionais, rodas de conversa, sorteio de brindes, além de apresentações artísticas, passeio ao encontro dos rios e palestras direcionadas ao tema: a humanização do serviço de saúde mental. As rodas de conversas e palestras abordaram temas como os direitos dos usuários, o acolhimento e a valorização do profissional de saúde.

O evento é um reforço às ações que vem sendo implementadas nos Centros de Atenção Psicossocial, tempo em que usuários, familiares e profissionais de saúde se integram participando de atividades recreativas, apresentações artísticas e oficinas educativas. A proposta é uma parceria do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), junto a Fundação Municipal de Saúde (FMS) da Prefeitura de Teresina.

O trabalho é direcionado na perspectiva de construir práticas de saúde  acolhedoras e resolutivas no atendimento ao usuário dos CAPS. “Quanto à Saúde Mental, é importante destacar que a humanização dos serviços de saúde é uma das propostas da Reforma Psiquiátrica, para a implantação da Rede de Atenção Psicossocial – RAPS, onde os CAPS tem um papel fundamental no nosso entendimento”, comenta a preceptora do PET e assistente social do CAPS Leste, Gardênia Val.

Segundo o Gerente de Atenção Psicossocial da FMS, Samuel Rego, as atividades  desenvolvidas, durante a semana, reforçam o compromisso da Fundação  com a saúde mental no município. “O momento é de grande importância uma vez que profissionais, usuários e familiares participam de atividades de integração entre ensino e prestação de serviço em saúde, especificamente, no que se refere à saúde mental”, ressaltou.

Fonte: FMS