PET Atenção em Redes da UFPI realiza a “I SEMANA DE HUMANIZAÇÃO” no HGBA Teresina/PI

10 votos

O PET Atenção em Redes resulta em uma articulação do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) que possuem como pressupostos a consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e a educação pelo trabalho. É um lançamento do Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), com vistas a fomentar grupos de aprendizagem tutorial em áreas estratégicas para o serviço público de saúde caracterizando-se como instrumento para qualificação em serviço dos profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e formação de estudantes de cursos de graduação da área da saúde. O referido projeto é constituído por acadêmicos de enfermagem, medicina e serviço social, juntamente com profissionais da Fundação Municipal de Saúde (FMS) e a Tutora representada na pessoa da Professora Mestre da UFPI Lúcia da Silva Vilarinho que é Assistente Social. Os componentes possuem a função de observação e análise do acesso e fluxo que estão ocorrendo nos serviços de saúde da cidade de Teresina, além da realização de outras atividades.

Nessa semana o Hospital Geral do Buenos Aires (HGBA) recebeu, de braços abertos, a "I Semana de Humanização" coordenada pela preceptora Lucyanna Campos Gonçalves e as acadêmicas Anne Aragão e Laíz Pinheiro, de enfermagem e serviço social, respectivamente. Os eventos aconteceram do dia vinte e quatro à vinte e sete de fevereiro de dois mil e quatorze.

Além do apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP), da Fundação Municipal de Teresina e do Ministério da Saúde contou-se com uma grande contribuição do psicólogo da instituição, Breno de Oliveira Ferreira. O qual se fez presente nas atividades realizadas.

A proposta foi trazer aos profissionais e aos usuários assuntos de grande importância que na maioria das vezes não são discutidos nos ambientes hospitalares.

A abertura aconteceu no dia vinte e quatro de fevereiro, contando com a presença da equipe do PET Atenção em Redes que está no HGBA, a Tutora do programa Lúcia da Silva Vilarinho, a Ouvidora Estadual Margareth Eulálio, que abrilhantou a semana e inaugurou as "Caixas de Sugestões" da instituição e uma equipe da Orquestra Sinfônica de Teresina. Além dos profissionais e usuários da Instituição.

Para iniciar a semana foram realizados pronunciamentos da Diretora Geral do HGBA Rosélia Farias, da preceptora Lucyanna Campos e da tutora Lúcia Vilarinho.

No decorrer dos dias foram abordados assuntos referentes à: Humanização; Política Nacional de Humanização com seus princípios e diretrizes; Direitos e deveres do usuário e o encerramento se deu pela leitura do texto das "Normoses".

Os encontros aconteceram nos postos de cada unidade especializada do Hospital e nas enfermarias. A participação dos profissionais e usuários foi de grande importância para os organizadores e os participantes da semana. Pois, ao expor situações vivenciadas, demonstrar interesse no que era relatado e solicitar mais informações sobre os assuntos, o momento ia sendo construído e reconstruído com as particularidades necessárias em cada setor.

Os objetivos foram alcançados e o sentimento de motivação para ajudar positivamente em mudanças nos ambientes no qual o Sistema Único de Saúde (SUS) prevalece foram renovados.

Abaixo alguns registros da semana.

img-20140227-wa0091.jpgAbertura contando com a Orquestra Sinfônica de Teresina

 

cam00246.jpgPronunciamento da Tutora Lúcia Vilarinho

 

cam00253_0.jpgInauguração das "Caixas de sugestões" pela Ouvidora Estadual Margareth.

 

img-20140227-wa0087.jpgRoda de conversa sobre Humanização e PNH no setor da pediatria

 

img-20140227-wa0086.jpgAcadêmicas e o psicólogo escutando os relatos.

 

img-20140227-wa0082.jpgRoda de conversa na "Clínica Médica".

 

img-20140227-wa0067.jpgLeitura e exibição dos direitos e deveres do usuário.

 

img-20140227-wa0043_0.jpgTexto das "Normoses".

 

img-20140227-wa0048.jpgApós a leitura do texto das normoses.

 

img-20140227-wa0036.jpgProfissionais da unidade, acadêmicas do PET Atenção em Rede e o psicólogo da instituição.

 

img-20140227-wa0034.jpgProfissionais do SAME, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e a Assistente Social da instituição.