Relatório sobre texto- Módulo II

0 votos

Curso de Apoiadores da PNH em alagoas

Aluna: Gláucia Ramos
Tutora: Luzia  Malta
Módulo II

Leitura e relato sobre o texto do Gastão Wagner: “ Paideia e a Gestão: indicações metodológicas sobre o apoio”.

    Será importante citar que “Platão define paideia da seguinte forma “(…) a essência de toda a verdadeira educação ou paideia é a que dá ao homem o desejo e a ânsia de se tornar um cidadão perfeito e o ensina a mandar  e a obedecer, tendo a justiça como fundamento” ( cit. In Jaeger, 1995:147).
    Trata-se de um método de gestão do trabalho que tem como pressuposto a construção da democracia organizacional e que tem como objetivo “ aumentar a capacidade de análise e intervenção” dos coletivos.
   O método reconhece que é necessário entender esses espaços como espaço de transformação, negociação, co-produção e produção de subjetividades.
   É uma forma de construção institucional democrática ou seja, reconhecendo uma tríplice finalidade de conflitos nas instituições: produção de valor de uso para outros ( finalidade declarada da instituição), a produção de sujeitos  ( os trabalhadores) e a sustentabilidade ( reprodução da instituição).
    O objetivo do método é o aumento da capacidade de análise e intervenção. Produzir-se no processo de produção- (re) inventar-se.
    Também é conhecido como método da roda pois supõe que em todos os espaços institucionais estão em jogo poderes, saberes e afetos. A proposta é que os coletivos possam aprender e ampliar a capacidade de lidar com as dificuldades de forma consciente.