Tempo para as novidades III…

10 votos

Brusque esteve reunido neste sábado dia 26 09 2009  o dia todo em favor da humanização no município. Por iniciativa do grupo de apoiadores que estão participando do curso de formação de SC, com apoio integral da gestão municipal, aconteceu um seminário para formação do Grupo de Trabalho de Humanização.

O evento contou com a participação efetiva do Prefeito Municipal Sr Paulo Eccel , da Secretária Municipal de Saúde Sra Aparecida Belli, a Diretora de Saúde Sra Márcia Cansian, bem como da Consultora Patrícia de Souza Campos Silva, representando o Núcleo Técnico da Política Nacional de humanização. Os organizadores do encontro Pedro Paulo Bertemes , Danielle Jenné da Costa e Zeni Pereira Bueno, juntamente com a Formadora da UP Maria de Fátima de Souza  Rovaris mobilizaram trabalhadores de todas as categorias, gestores e também o conselho municipal de saúde e prestadores de serviço para conhecer melhor a política de humanização, compartilhar experiências exitosas e propor a formação do GTH municipal.

Contamos também com a importante contribuição do Dr Maurício Laerte Siena – Diretor do hospital Infantil Joana de Gusmão, instituição que tem implantado diversos dispositivos da PNH, dentre eles a gerência porta aberta, ouvidoria, visita aberta, direito a acompanhante, gth. 

Iniciamos o evento com uma fala geral sobre a PNH da Formadora Maria de Fátima, seguida pela apresentação da experiência de co gestão e ouvidoria do hospital infantil pelo dr Maurício. na segunda parte após um delicioso almoço no próprio local do evento, a consultora Patrícia tratou sobre a diretriz  Redes na PNH, o que incluiu obviamente a já tradicional divulgação da Rede Humanizasus e sua potência de compartilhamento de experiências, debates e informação.

Na sequencia realizamos rodas mistas dos participantes para responderem a tão importante questão : diante de tudo isto para onde vamos e qual o papel de cada um neste processo?

Após isso as instituições ali presentes escolheram seus representantes para comporem o GTH Municipal que se reunirá já em 21 de outubro para um segundo encontro.

Ao final uma grande roda proporcionou o compartilhamento das produções dos grupos na busca pela resposta a provocação colocada.

Como resultado avaliamos que todos os presentes, que somaram mais de 300 pessoas mostraram-se em favor da PNH de um debate amplo em favor do SUS e seus princípios.

 

Patrícia S. C. Silva

Blumenau SC