Acolhimento pelos 5 sentidos: a interação sensorial como estratégia para humanização da assistência e qualificação em saúde

11 votos

    3_0.png

 

  Como proposta para reduzir as dificuldades encontradas durante o tratamento e favorecer a recuperação da comunicação entre a equipe de profissionais de saúde e o usuário, o Ministério da Saúde regulamentou o PNH – Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar (PESSINE; BERTACHINI, 2011). O PNH prioriza o acolhimento, que se expressa, em suas várias definições, uma ação de aproximação, uma atitude de inclusão, de forma a atender a todos que procuram os serviços de saúde, ouvindo seus pedidos e assumindo uma postura capaz de acolher, escutar e dar respostas mais adequadas aos usuários. Como dispositivo técnico-assistencial, permite a reflexão e a mudança dos modos de operar a assistência, pois questiona as relações clínicas no trabalho em saúde (BRASIL, 2006). Reconhecendo a subjetividade humana e sua relevância no processo de acolhimento, afim de que o cuidado seja realizado de forma efetiva e sensibilizada, surge a real necessidade de implementar tal projeto que preconiza a sensibilização dos profissionais de um hospital público de Minas Gerais.

    A proposta central do projeto consiste portanto na sensibilização dos profissionais de saúde de um hospital acerca dos cinco sentidos, como estratégia para humanização da assistência e qualificação do serviço de saúde levando em consideração suas necessidades, limites e o ambiente de trabalho que os cercam. São realizadas dinâmicas com diversos os profissionais de um hospital. Para estimular a reflexão a partir da percepção de cada profissional, suas dificuldades ou facilidades em descobrir novos objetos e/ou sensações, são utilizados os órgãos do sentido através de vídeos, imagens, textos e poemas, músicas, sons diversos, objetos de diferentes texturas, massagens, essências e diversos tipos de alimentos com os mais variados sabores.

     Implementar um processo de humanização em setores hospitalares requer a busca de relações profissionais saudáveis, de respeito pelo diferente, reconhecimento dos limites profissionais (DAMASCENO, et al., 2009). Para que os trabalhadores de saúde possam exercer a profissão com honra e dignidade, respeitar o outro e sua condição humana, dentre outros, necessitam manter sua condição humana também respeitada e valorizada, sendo o projeto propulsor de tais necessidades. 

     A redescoberta dos sentidos nos processos de conheci­mento, comunicação e compreensão humana é essencial à sensibilização dos profissionais, bem como ao desenvolvimento e formação profissional dos acadêmicos da instituição por permitir experimentar novas formas de produção em saúde. O projeto “Acolhimento pelos cinco sentidos” permite o envolvimento dos profissionais do hospital, a promoção da reflexão, da qualificação do atendimento e a busca pelo acolhimento humanizado através da valorização destes no processo saúde-doença.