Política Nacional de Humanização estreia novo EspaSUS na TV

19 votos

cleusa_e_reblin.png

 

Na última quinta-feira, 20 de março, foi ao ar ao vivo pela Web TV da TVT o programa EspaSUS, da Política Nacional de Humanização (PNH),  que propõe o debate sobre a humanização do SUS pelo Brasil.

A apoiadora da PNH no estado de São Paulo, Cleusa Pavan, o gestor da Secretaria Municipal de Saúde  de Serra – ES, Luiz Carlos Reblin, e o usuário do município de São Paulo Almir Matos, refletiram juntos sobre os 10 anos da Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde. O  programa é em formato de debate, mediado por Luiz Augusto Souza, e possui  50 minutos de duração,  com a  participação dos internautas enviando perguntas e comentários ao vivo, pela internet.

“Agradeço a oportunidade de debater a Política de Humanização com uma apoiadora e um usuário, e que esse debate incentive e contagie outras pessoas para saber mais sobre a humanização do SUS e coloca-la em prática”, afirmou Reblin. O secretário municipal de saúde aproveitou a oportunidade para salientar a importância da iniciativa da PNH e disse que espera maior aproximação do HumanizaSUS na formação dos estudantes dos cursos de saúde, para que sejam formados profissionais comprometidos com todos os  dispositivos da PNH. “Todas as ferramentas da humanização são importantes para mudarmos o SUS a partir dos novos profissionais que nele chegam”, afirmou.

Minutos após sua participação no programa, o usuário do SUS que participou do debate, Almir Santos, já deixou seu recado sobre sua participação, na Rede HumanizaSUS, agradecendo a oportunidade .

Esta é a primeira vez que a PNH investe na produção audiovisual diretamente vinculada a um canal de televisão. Ao todo, serão produzidos 12 programas de TV com base na Política Nacional de Humanização, do Ministério da Saúde. Esses programas mensais fazem parte de um projeto que amplia a difusão da PNH com a Organização Panamericana da Saúde,  que prevê ainda a produção de 52 programas de rádio sobre a humanização do SUS e uma ampliação da divulgação das experiências exitosas em humanização da saúde para jornalistas e veículos de comunicação de todo o país .

A Política Nacional de Humanização aposta na inclusão de gestor, trabalhador e usuário para a mudança nos processos de trabalho, atenção  e gestão no SUS, e todos os materiais audiovisuais serão produzidos a partir da inclusão de diferentes vozes sobre a humanização do SUS.

Na próxima semana, estará disponível na Área PNH, aqui na RHS, o vídeo  do primeiro EspaSUS. Fique ligado!