A Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI) apresenta a programação da Semana Nacional de Humanização do SUS no Vale do São Francisco

15 votos

Extra, extra! A Unidade de Palhaçada upi_0.jpgIntensiva (UPI) tem a honra de te convidar para uma semana especial! Para a Semana Nacional de Humanização do SUS, quando teremos a oportunidade de discutir a importância da Humanização nos serviços de saúde e de conhecer o SUS que dá certo.

Entre os dias 7 e 11 de abril teremos uma programação preparada pela UPI, em parceria com o Núcleo de Humanização e Educação Permanente da Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro-BA, com muito carinho.
Se interessou e quer participar? É muito fácil! Dê uma olhadinha na programação detalhada logo abaixo e apareça nos locais do evento. Estamos a sua espera!

07 e 08/04/2014
Atividade: A Humanização em Fotografias
Local: Praça da Misericórdia, Juazeiro-BA

Horário: 08:00 h às 18:00 h

"A Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI) é um projeto baseado no consagrado conceito internacional de Palhaçoterapia. O projeto tem por principal objetivo a busca da humanização na formação de novos profissionais de saúde, isto é, formar médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos para o melhor exercício de suas profissões. O grupo atua em ambientes hospitalares, visando estabelecer uma aproximação com crianças, adultos hospitalizados e profissionais de saúde, levando alegria e minimizando o sofrimento, bem como com o saber em saúde e suas rotinas baseando-se em técnicas artísticas circenses e teatro clown.
O presente trabalho descreve a exposição fotográfica de cenas de atividades da Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI) registradas no Hospital Universitário da UNIVASF, em praça pública da cidade de Juazeiro-BA. Durante a exposição, profissionais da área da saúde farão orientações à população, haverá um mural para que os participantes expressem suas opiniões, além de conversas com a temática humanização."

Link da Atividade: https://redehumanizasus.net/mapa-semana/a-humanizacao-em-fotografias

———————————————————————
09/04/14
Atividade: Jardim do Cuidar
Local: Hospital Materno Infantil, Juazeiro-BA
Horário: 08:00 h Às 17:00 h

"Os hospitais são locais sensíveis, onde se encontram pessoas debilitadas física e psicologicamente, o que demonstra a necessidade de criação de espaços de conveniência confortáveis e agradáveis nesses ambientes, visando o bem-estar de quem passa algum momento por ali. A partir de uma reflexão para repensar os espaços dos hospitais e suas funções, percebe-se que a implantação de jardins pode implicar em benefícios reais, visto que surgem como uma surpreendente alternativa à trajetória dos visitantes, dos pacientes e até dos funcionários, ao tornar o ambiente hospitalar mais agradável.

Por isso, haverá a implantação de jardins no Hospital Materno Infantil, em Juazeiro-BA, que serão inaugurados durante a Semana Nacional de Humanização, como representação da luta pela humanização dos hospitais do Vale do São Francisco. Esta atividade será realizada mediante a parceria da Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI) e a Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro através da Diretoria de Humanização. Propõe convidar profissionais e usuários a participarem do momento do plantio e montagem, bem como o cuidado constante do "Jardim do Cuidar"."

Link da Atividade: https://redehumanizasus.net/mapa-semana/jardim-do-cuidar-0

———————————————————————

10/04/14
Atividade: Reencontros de Cuidado
Local: III Centro de Saúde (próximo ao nego d'água"), Juazeiro-BA
Horário: 08:00 h às 17:00 h

"No ano de 2013 foi realizado numa parceria entre Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro-BA e Universidade Federal do Vale do São Francisco, o "Curso de Humanização e Cuidado Integral". Desenvolvido de Abril a Novembro, este foi um espaço quinzenal de formação, auto cuidado e coletividade com 70 profissionais de saúde: ACS's, enfermeiros, dentistas, médicos, assistentes sociais, psicólogos, gestores.
Por meio da Psicologia Corporal (PC), notadamente a análise bioenergética de Reich e Lowen, desenvolveram-se várias atividades com os participantes do curso. A partir dos princípios da PC, vários aspectos do indivíduo eram abordados: o auto cuidado, a individuação, a relação deste com o mundo exterior, incluindo pessoas do seu convívio e relações profissionais. Estes aspectos foram trabalhados, sempre pela perspectiva do indivíduo, buscando acolher os diversos modos de vivenciar e narrar suas experiências.
O trabalho mostrou-se efetivo em produzir e compartilhar cuidado, afeto e pertencimento, fato aferido pelos relatos orais e escritos dos participantes, bem como a melhora nas relações íntimas, pessoais e profissionais.
Sendo assim, na Semana de Humanização propomos realizar a atividade: "Reencontros de Cuidado", com o objetivo principal de reunir os participantes do curso, reativar memórias afetivas do grupo, do corpo e memórias do aprendizado ocorrido ao longo do trabalho de 2013."
Link da Atividade: https://redehumanizasus.net/mapa-semana/reencontros-de-cuidado
———————————————————————
11/04/14
Atividade: Roda de Conversa – "Doulas – Voluntárias do Parto"
Local: Hospital Materno Infantil, Juazeiro-BA
Horário: 08:00 h às 12:00 h

"A Maternidade Municipal de Juazeiro-BA vem trabalhando a humanização no parto desde sua inauguração em Julho de 2010. Em Novembro de 2013 foi inaugurado o Centro de Parto Normal, em concomitância a implantação do Projeto "Doulas – Voluntárias do Parto". Sendo assim, as gestantes usuárias deste serviço são acolhidas pelas DOULAS, preparadas para cuidar e ajudá-las no momento de dar a luz. A Doula acompanha a gestante durante todo o seu internamento, e tem como principal objetivo oferecer segurança emocional e possibilitar um ambiente acolhedor para que o parto e o nascimento ocorram da melhor forma possível.

No fechamento da semana de humanização, faremos uma roda de conversa onde abordaremos o trabalho das Doulas e humanização do parto no Hospital Materno Infantil. No evento será exposto um vídeo institucional de abertura produzido em parceria com a UNIVASF. Em seguida teremos uma roda de conversa com: Luciana Florintino, Diretora Médica do Hospital Materno Infantil Fabíola Dantas Ribeiro, uma doula, uma usuária e um acompanhante. O evento será aberto ao público."

Link da Atividade: https://redehumanizasus.net/mapa-semana/os-caminhos-da-humanizacao-na-maternidade-municipal-de-juazeiro-o-papel-da-doula-durante-a-assistencia-a-mulher-em-t

 

Acesse nosso blog:

www.univasfupi.blogspot.com

 

Curta nossa página no Facebook: 

https://www.facebook.com/upii.univasf