Fortalecimento da Atenção Primária e Pontencialidade da Politica de Humanização no Acolhimento do PSF – Vila Formosa / Alfenas

12 votos

humanizacao_0.jpg

 

INTRODUÇÃO

O Acolhimento Humanizado dos usuários tem como principal objetivo garantir a satisfação e a melhoria do atendimento dos mesmos, para atingir diretamente esse foco foi criado uma metodologia onde o Programa Saúde da Família Vila Formosa oferece um café à população e um acolhimento multidisciplinar que envolve os profissionais da Equipe e do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

É necessário que o usuário sinta segurança e que vejam os profissionais da ESF como membros da sua família, estimulando assim uma aproximação e uma troca de informações, aumentando a confiança, fortalecendo as relações e estimulando cada vez mais a busca dos usuários a unidade.

 

OBJETIVOS

Tem como objetivo estreitar as relações entre usuário e profissional, fortalecendo os vínculos, aumentando a troca de conhecimentos, fomentar discussões que melhore a assistência a saúde e garantir um atendimento humanizado, eficiente e eficaz.

 

MÉTODO

O Acolhimento Humanizado foi melhorado entre o mês de Maio e Junho de 2013, na Estratégia Saúde da Família do Vila Formosa de Alfenas- MG é utilizada como ferramenta de trabalho a agenda de marcação de consultas na modalidade agenda aberta, sendo somente a primeira consulta marcada às sextas-feiras para a semana seguinte, o ambiente foi transformado em uma nova estrutura mais acolhedora onde os  usuários contam com café da manhã na segunda, quarta e sexta-feira e um espaço criado denominado como canto de leitura, voltada para o público até os 13 anos, esse canto da leitura disponível para as crianças enquanto a mãe e/ou responsável passa pelo atendimento médico. Fortalecendo essa ação, há oficinas que atendam as necessidades da população da área de abrangência e as mesmas coordenadas pelos próprios ACS, que tem como responsabilidade a articulação com todos moradores das sete microáreas do PSF Vila Formosa.

 

PÚBLICO ALVO

Com a melhoria do atendimento e a reformulação da Política Nacional de Humanização pela Coordenação da Atenção Primária, defini-se como público alvo toda a população coberta pelo PSF Vila Formosa sendo 3.900 habitantes, obedecendo os critérios de prioridade nos atendimentos para  os Idosos, Gestantes, Nutrizes e Crianças, melhorando e fortalecendo a metodologia de trabalho no acolhimento.

 

RELATO DA EXPERIÊNCIA

De acordo com relatos de funcionários, foi articulado junto a equipe NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família uma nova proposta de trabalho focado no acolhimento humanizado de forma integral e articulada, com essa nova metodologia os funcionários começam a se posicionar como membros de uma equipe e não um profissional isolado. Foram entrevistados os profissionais do PSF que durante o relato informaram que os integrantes da comunidade da área de abrangência apresentaram satisfação e melhor entendimento quanto a função do Programa Saúde da Família.

Com a implantação foi criado um espaço na recepção de escuta e tira dúvida dos clientes onde os ACS – Agentes Comunitários de Sáude ficam disponíveis para esclarecer e dar informações sobre a equipe e sua forma de trabalho além de obter informação de como a unidade é vista pela sociedade, com isso foi identificado que antes da implantação do processo de acolhimento humanizado os clientes não entendiam o funcionamento do PSF e criticavam, havendo pouca adesão nas oficinas de Programas propostos pela equipe sendo: HIPERDIA, Gestantes, Oficina de Memória, Customização, etc.

Foi possível notar que durante as modificações houveram benefícios tanto para a comunidade quanto para os Agentes Comunitários de Saúde que ao estarem inseridos no processo de transformação e serem referências nas oficinas propostas se sentiram valorizados levando a um aumento na auto estima e melhorando assim o relacionamento inter-pessoal.

Antes do processo de acolhimento humanizado, os pacientes que aguardavam atendimento multiprofissional e marcação de consultas ficavam ociosos criando um nível de ansiedade que atrapalhavam os atendimentos, dificultava o fluxo, tinha um grande aumento nas reclamações e queixas do atendimento, atualmente com ambiente que oferece tranquilidade e comodidade, com TV informativa, canto da leitura, cantinho da criança e disponibilidade de café, os pacientes ficaram menos anciosos e mais interativos durante as oficinas e consultas.

Ao avaliar os clientes do PSF foi relatado que se sentem mais acolhidos na unidade, onde a transformação foi de extrema importância devido as condições em que os mesmos iam em buscar da Equipe de Saúde, muitas vezes o atendimento não era integral e não tinham todas as orientações necessárias.

Ao entrevistar a dona M.A.T. foi relatado: “Foi um negócio que está tendo da diabete que tem o controle certinho toda terça-feira que passa na recepção e já faz e antigamente tinha mais difículdade” a mesma se refere quanto orientações dadas pela equipe sobre  hipertensão e diabetes que estão sendo realizadas na própria recepção e que já tem sua resolutividade, garantindo assim, o controle, o pedido de exames e a realização da glicemia capilar. Quando foi questionada sobre a recepção a Sra. relata “Que os agentes comunitários conversam comigo na recepção, que o café na sala de espera foi uma boa idéia e que a recepcionista dá muita atenção pra gente”.

Quando foi entrevistado o senhor J.R.R. relatou: “que não tenho o que reclamar e que fui muito bem atendido, aonde dia 28 de janeiro cheguei para realizar uma avaliação do PSA e que fui super bem atendido, o pessoal está mais ligado com a gente”.

O processo de trabalho só foi eficiente e eficaz, com as oficinas de acolhimento integradas ao NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, com capacitações permanentes., orientações a equipe e envolvimento da comunidade nas oficinas.

 

 

Esse processo de trabalho seguiu um plano de ação criado com toda a equipe e o NASF:

 

PLANO DE AÇÃO

META: MELHORARIA DO ACOLHIMENTO HUMANIZADO

O QUE FAZER

PORQUE

QUEM FARÁ

COMO FARÁ

ONDE

PRAZO

ELIMINAR FILA DE ESPERA

MELHORA  ADESÃO DA COMUNIDADE

 EQUIPE + NASF

AGENDA ABERTA PARA MARCAÇÃO DE CONSULTA

ATENÇÃO PRIMÁRIA

15 DIAS

ADESÃO DOS ACS COM A COMUNIDADE

MELHORA OS INDICADORES DE SAÚDE, AUMENTA VÍNCULO COM EQUIPE

ACS

CRIAÇÃO DE OFICINAS PELOS ACS  DE ACORDO COM AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO

PSF

30 DIAS

EDUCAÇÃO CONTINUADA

MELHORA CONHECIMENTO DA EQUIPE DE ACORDO COM A REALIDADE DA AREA DE ABRAGENCIA

EQUIPE + NASF

ATRAVÉS DE ESTUDO DE CASOS

ATENÇÃO PRIMÁRIA

30 DIAS

 

 

 

RESULTADOS ALCANÇADOS

Para poder avaliar os resultados alcançados seguimos os seguintes critérios:

– Utilização de livro de sugestão pela comunidade ficando em local visível e disponível para criticas e sugestões, a equipe avalia esse livro semanalmente fazendo um levantamento dos pontos negativos e positivos. Com isso, houve uma inversão significante reduzindo pontos negativos do acolhimento e aumentando assim os elogios para a equipe.

– Foi utilizado a caixa de sugestão sendo mais um critério de avaliação, essa caixa de sugestão fica sobre responsabilidade da Coordenação de Atenção Primária, todo mês é aberta e avaliada as sugestões e críticas, foi identificado que houve uma melhora significante na redução de reclamações e um aumento nos elogios.

– Foi entrevistado alguns pacientes durante a visita da Coordenação da Atenção Primária, onde todos os usuários relatou que houve uma modificação significante na recepção e que os mesmos se sentem mais acolhidos, com um envolvimento maior da equipe em poder ajudar e solucionar as necessidades dos mesmos.

ANTES

DEPOIS

AGENDA COM MARCAÇÃO SOMENTE AS SEXTAS-FEIRAS

AGENTE ABERTA AOS RETORNOS POR EXAMES E RENOVAÇÃO DE RECEITA

ACS SEM VÍNCULO COM A POPULAÇÃO DAS OUTRAS MICROÁREAS

CRIAÇÃO DE OFICINAS PELOS ACS

AMBIENTE DE RECEPÇÃO SEM MÉTODOS ACOLHEDORES

PRESENÇA DE REVISTA, TELEVISOR, LANCHE

AUSÊNCIA DE INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO COM A POPULAÇÃO

LIVRO DE SUGESTAÇÃO DE MELHORIA E CAIXA DE SUGESTÃO