Política Nacional de Humanização marca presença em congresso internacional

20 votos

foto_5.jpg

As políticas públicas de humanização tem estimulado a humanização nos serviços de saúde?

Esta pergunta iniciou um  importante diálogo tripartite entre o novo coordenador da PNH Fábio Alves e as representantes da humanização Eliana Ribas (SEcretaria Estadual de Saúde-SP)e na SMS Regina Tiveron (Secretaria Municipald e Saúde – SP), durante o Congresso Internacional de Humanidades e Humanização da Saúde, em São Paulo-SP.

O gestor e médico  sanitarista questionou o que as pessoas tem considerado como humanização da saúde, e delimitou três temas importantes para qualquer ação da Política Nacional de Humanização. No que se refere à gestão, criticou o modelo taylorista e a verticalidade nas instituições, que se dizem humanizadas, mas não abrem espaço para as relações de poder entre gestores e trabalhadores. " A PNH exige democratizar as relações, e requer postura radical para se alterar as relações de poder", afirmou ele, citando o apoio da PNH a diferentes instituições como o IFF-RJ, e também aos municípios da Grande Vitória – ES, entre outros.  Um segundo  tema importante para se articular ações de humanização está na alteração  da "alma do SUS", ou seja o modelo de atenção, por meio da clínica ampliada que não enquadra as pessoas a um diagnóstico, mas considera a vida e as relações de cada indivíduo e sua influência no processo de cuidado. Ele reafirmou que não faz sentido fazer reunião de equipe se , no dia a dia do cuidado os profissionais de saúde não conseguem trabalhar juntos. Ele ainda provocou os participantes (que lotaram a sala durante a apresentação) propondo que o direito dos usuários seja libertador e visto não como um consumo dos equipamentos de saúde, mas na perspectiva da integralidade no SUS.

 

foto_4.jpg

Confira um trecho da fala do novo coordenador da PNH:

 

As representantes da humanização lembraram que tanto estado como município de São Paulo tem legislação específica sobre a humanização, a Política Estadual de Humanização  e a Política Municipal de Humanização. Ribas ressaltou que o estado tem que dar condições para a humanização nos municípios , que vão materializar a política nos serviços de saúde. Regina Tiveron lembrou a importância da indissociabilidade entre atenção e gestão, e também dificuldades como o monitoramento das ações de humanização e fragilidade da formação dos profissionais .

 

foto_3.jpgA estudante da Unifesp Gisele problematizou que não basta a humanização ter cadeira formal nas três instâncias de governo  pois há muita fragmentação e orientações de cima pra baixo, com alienação dos trabalhadores, adoecimento  de falta de cuidado .

Comunicação, humanização e cuidado no SUS

 

No primeiro dia do Congresso, o apoiador  da PNH  e professor da Faculdade de Medicina da USP Ricardo Teixeira fez um resgate histórico sobre a comunicação em saúde no universo da humanização, explorando a relação intrínseca entre comunicação e humanização. Ele citou a PNH, pois os sentidos de humanização trazem consigo uma redefinição da ideia de comunicação, com mudança de paradigma pois comunicação não é só transferir informação, mas fomentar a potência de ação coletiva. A Rede HumanizaSUS é uma  estratégia potente para a comunicação e humanização do cuidado. Com mais de 40 mil acessos por mês, a Rede HumanizaSUS é hoje a principal rede social voltada para os processo de humanização no país. Ouça abaixo o comentário do apoiador da PNH Ricardo Teixeira : 

Ainda no primeiro dia do congresso, a apoiadora  da PNH no Rio Grande do Norte, Georgia Sibele,  ressaltou o lugar da morte e espiritualidade como dimensões importantes no ensino e nas práticas de cuidado em humanização, e propôs a prática de um Projeto Terapêutico Singular diante da morte. "Como pensar o cuidado integral sem pensar o processo morte? A dor insuportável é aquela que não é cuidada, e os alunos das faculdades de saúde precisam compreender seu papel de cuidador diante da morte", afirmou a professora  , que participa da pesquisa multicentrica sobre o apoio da PNH na região nordeste do Brasil e  coordena o mestrado profissional em Saúde da Família ( Universidade Federal do Rio Grande do Norte), onde a humanização é um eixo do cuidado transversal.

cb510815f7863775ecd1f0c7d82bfd92.jpg

O Congresso Internacional de Humanidades e Humanização em Saúde foi realizado nos dias 31 de março e 01 de abril. O evento recebeu trabalhos de diversas como o que  destaca o acolhimento, a humanização do parto e o cuidado do cuidador no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia- UFU. Outro trabalho apresenta iniciativas que contemplam a implantação dos dispositivos do HumanizaSUS no Hospital das Clínicas da Unicamp, como a ouvidoria, visita aberta e o grupo de trabalho de humanização. Os trabalhos apresentados serão publicados no link www.congressohumaniza.com.br.

O Congresso foi o primeiro evento oficial do novo coordenador da PNH Fábio Alves,  que  possui ampla experiência em gestão municipal é  professor da Universidade Estadual de Campinas, e deve ser nomeado pelo Ministério da Saúde nos próximos dias.