SEMINÁRIO Fare Insieme – O FAZER JUNTOS EM SAÚDE MENTAL: USUÁRIOS, FAMILIARES, PROFISSIONAIS E COMUNIDADE.

14 votos

Dia 03 e 4/4/2014, na Unijui, acon-teceu o en-canto com o povo de Trento, Itália e a saúde mental da região da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde e a Casa Ama de Ijuí.

Se em 2007 víamos Gastão Campos caminhar docemente pelos campos da Unijui ao lado de Dario Pasche e Liane Righe. Hoje vimos tradução simultaneamente, conectando dois países distantes e distintos, um colocando outro em movimento.

Numa belissima tessitura recheada de desejos de colocar prá andar a saúde mental da região. E confesso estavámos todos (digo por mim) na voglia di fare andare insieme, no desejo de seguir junto essa caminhada.

De Trento arrivo: Renzo De Stafani, Roberto Cunl. Paole Nandosi, Alicia Somavilha e Maurizio Capitanio. Na região muitos atores=protagonistas se fizeram presente. Para nomeá-los faz necessário a ajuda dos demais, não quero deixar ninguém de fora.

Prá mim o que ficou do encontro a necessidade de no acolhimento com o outro ser espaço para sonhar junto, acreditar num futuro, e, de ser mais que um diagnóstico  ou um prontuário, ser o outro. A potência do encontro, e, isso remeteu a tudo que a pnh, politica nacional de humanização, preconiza.

As falas foram deliciosas, a começar pela lingua italiana, o modo doce como o povo construiu o encontro, e a  fala de fechamento de Carine Nied tecendo o encontro com a pnh, reafirmando os caminhos e as trajetórias faz a gente acordar, que não dormimos nunca, estamos de olhos abertos esperando dias melhores prá sempre.

Ainda ficou o convite, para o povo da semananacionalhumanização

ita.jpg

 

Italianos e Caroline Nied

 

 

 

 

ita4.jpg