FÓRUM MINEIRO DE HUMANIZAÇÃO: EM DEBATE “FOMENTO DAS GRUPALIDADES, COLETIVOS E REDES”

13 votos

sh_imagem_capa_0.png

Como parte da Programação do Fórum Mineiro de Humanização: O SUS e a Mobilização Social, realizaremos uma mesa de discussões com os professores Gregório Baremblitt (Instituto Félix Guattari-BH) e Eduardo Passos (Universidade Federal Fluminense – UFF), em 10/04/2014, pela manhã, cujo tema será "FOMENTO DAS GRUPALIDADES, COLETIVOS E REDES", como Diretriz ético-estético-política da PNH

 

Como surgiu a ideia de organizar esta mesa de discussões? Por que esta temática?

1979316_740213512689833_794043668_o.jpg

Farei a coordenação desta mesa, e assim, após conversar com os dois queridos convidados, hoje escrevi um pouco para eles sobre nossas expectativas ao propor este tema para eles, professores / pesquisadores / analistas institucionais, apoiadores de políticas públicas que buscam a democratização das instituições, como a "nossa" PNH.

Então, hoje em condições de acompanhar um pouco as atividades da semana, em outros estados, via RHS e Facebook, resolvo compartilhar com vocês reflexões /temáticas emergentes em encontros de nossos coletivos /PNH- MG. A partir de amanhã, 09/04, "estaremos Fórum", e aí as discussões serão bem presenciais, carregadas de emoções, saberes e experiências…

Transcrevo abaixo a mensagem que enviei para Gregório Baremblitt e Eduardo Passos:

 Queridos Amigos, Gregório e Edu,

Na quinta, 10 / abril, às 9h, temos um "ENCONTRO MARCADO"!

Boas expectativas de conversas com vocês, para nós, referências importantes na construção da Política de Humanização do SUS.

Sobre a temática de nossa conversa: "Fomento de grupalidades, coletivos e redes" como uma das diretrizes ética-política-estética da Política Nacional de Humanização (PNH), gostaria de lhes dizer que foi um "tema emergente" em nossos encontros, a partir de experiências de Grupos de Trabalho de Humanização (GTHs) que se tornaram instituídos e perderam sua força instituinte, como dispositivo de interferência / mudanças em processos de trabalho e construção da cogestão no cotidiano laboral do SUS.

Em Minas, os GTHs muitas vezes se constituíram como ponto de partida para implementação da PNH nos múltiplos espaços da REDE-SUS, num primeiro momento como "grupo-sujeito", hoje, muitos deles "grupos- submetidos", funcionando sem articulação com o processo de trabalho, muitas vezes atrelado à gestão/direção das organizações. Enfim, algumas ideias e perguntas se esboçam nessas reflexões / encontros de avaliação e planejamento da prática:

1. O GTH vem perdendo sua força como dispositivo de invenção, funcionando muitas vezes como repetição do mesmo. Ressaltamos que o GTH é um dispositivo de cogestão, e que, se não favorece processos de democratização institucional, melhor buscar outros caminhos… necessário avaliar os efeitos de repetição, deixando de funcionar como disparador de intervenções que promovam mudanças no processo de trabalho em saúde. Como construir novos caminhos? Como fazer para que o GTH funcione como dispositivo de mudanças e não instrumento de repetição do mesmo? Como o GTH pode contribuir para fortalecimento da democracia institucional?

2.   Numa abordagem institucionalista, que inspira a formulação da PNH, como se concebe o grupo-sujeito e o grupo-submetido, o grupo como oportunidade de produção de subjetividades livres, protagonistas e autônomas, capazes de intervirem em seus processos de trabalho, que produzam efeitos de "esquentamento" das redes e coletivos, e não esfriamento desses, correndo o risco de serializar-se e de assujeitar-se…E então, como entender as "Redes quentes" em oposição às "Redes frias"? Os "Fóruns" como Movimento Social, um "novo movimento social", que expressa uma "nova cidadania", como diria Boaventura Santos, para além das formas organizativas tradicionais, como sindicatos e associações… e o Fórum como espaço de mobilização / participação dos usuários e trabalhadores junto às Políticas Públicas, em especial, da Saúde, do SUS? Hoje temos: Fóruns Defesa Direitos – Saúde Mental, Mulher e Criança, Urgência e Emergência, Humanização, dentre outros.

No mais, muitas pessoas estarão lá, ansiosas por esse encontro com vocês, e, com certeza, muitas questões a debater e aprofundar….

Se precisarem de qualquer coisa me liguem…

Abração pra vocês, e mais uma vez, agradeço por terem aceitado o convite e solidariamente se mobilizarem para estar conosco em Fórum Mineiro de Humanização: O SUS e a Mobilização Social. O transporte também tudo acertado para buscar vocês.

Ana Rita