Vitória da Conquista participa da Semana Nacional de Humanização

15 votos

caps_ii_11_0.jpg

caps_ii1_1.jpg

 

 

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Assessoria de Controle Social da Secretaria de Saúde, está participando, entre os dias 7 e 11 de abril, da Semana Nacional de Humanização, promovida pelo Ministério da Saúde.

Na tarde de ontem,7 de abril , um grupo de conselheiros locais e municipais de saúde participaram da atividade "Vivência no SUS" ,visitando o Centro de Atenção Psicossocial (Caps II). No local, eles participaram de uma atividade do grupo de família do serviço e ouviram dos trabalhadores, usuários e familiares como acontece o atendimento do Caps. O grupo de família tem por objetivo o fortalecimento e adesão dos usuários.Ainda participaram de atividades de relaxamento e de uma roda de conversa estimulando a reflexão de gestores, trabalhadores e usuários do SUS sobre a importância e os desafios da humanização no SUS.

Os conselheiros ouviram dos frequentadores do grupo depoimentos como o de Elza Gusmão, mãe de um usuário do serviço desde 2003. "Aqui me sinto acolhida, é onde eu encontro o apoio necessário. Participar das atividades me fortalece. Todos trabalham com muito amor", ressaltou Elza.

 

Para o conselheiro usuário da Unidade de Saúde CAE II e curador da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC), Edvam Alves Bahia,participar desta atividade ,ver de perto o funcionamento do Caps II foi motivo de muita alegria. "Devemos valorizar este trabalho de humanizado, que nos dá orgulho de sermos usuários do SUS. Para mim foi um prazer conhecer o Caps", avaliou.