Hospital de Clinicas/UFPR firme na Semana Nacional de Humanização

14 votos

Hoje a Vivência de Humanização aconteceu no Ambulatório da Hemato Oncopediatria com as Histórias Orientativas do Robinho, o Robô corajoso e o Robinho com Varicela. O enredo trata de um robô que precisa fazer quimioterapia e fala de todas as etapas deste tratamento. A varicela foi introduzida como orientação, em um momento crítico de surto, quando o cuidado das crianças da Hemato foi intensificado para evitar o contágio. O resultado deste movimento: nenhum caso de varicela no ano seguinte e a proposta de criação de um boneco para explicar a punção do cateter outro momento critico para criança.

A evolução desta proposta tem sido constante, a cada novo diálogo com as equipes, são inseridas novas situações nas histórias e os resultados tem sido muito positivos, tanto que outras Unidades tem solicitado a inserção do Projeto. O grande problema tem sido a falta de voluntários, que  pretende-se resolver com um Curso de  Histórias Orientativas que acontecerá pelo segundo ano consecutivo no HC.

O projeto de histórias orientativas está há oito anos sendo trabalhado pela equipe da Cirurgia Pediátrica e Hemato Oncopediatria e agora está inserido no Serviço de Emergência Pediátrica com a história da Perfecta.

A Ong. Cuidando com Arte e Alegria tem sido fundamental neste projeto e se mantém firme na proposta. As duas equipes se flexibilizam pensando em manter este cuidado cada vez mais ativo.  

A OFICINA/RODA:  Ouvindo trabalhadores e usuários na construção da Rede Acolhimento, aconteceu na Unidade da Mulher e Recém-Nascido. O foco do diálogo foi a Visita Aberta e o Direito a Acompanhante. A Unidade tem vários horários de visita e já tem o acompanhante como parceiro, porém a escuta dos profissionais tem sido necessária para melhorar esta proposta e a Oficina possibilitou este Acolhimento. O resultado foi um diálogo aberto que proporcionou levantamento de várias questões importantes que serão trabalhadas na continuidade em novos diálogos, com o intuito de planejar a Visita Aberta.

E a Mostra de Experiências de Humanização continua seu movimento.

Mais uma vez parabéns a todos que estão fortalecendo o movimento da PNH no HC.

sam_0060.jpg

sam_0073.jpg

sam_0075.jpg

sam_0080.jpg

sam_0082.jpg

dsc00512.jpg

dsc00514.jpg

dsc00516.jpg