ABERTURA DO FÓRUM MINEIRO DE HUMANIZAÇÃO: O SUS E A MOBILIZAÇÃO SOCIAL – 09/04

19 votos

2014-04-09_14.47.21_1.jpg

Com expectativas de bons encontros, conversas e proposições sobre a PNH e o SUS realizamos, hoje, 09/04/2014, a abertura do Fórum Mineiro de Humanização: O SUS e a Mobilização Social.Uma atividade organizada coletivamente pelo Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde-MG, FHEMIG, HEMOMINAS, Escola de Saúde Pública. Com essa atividade marcamos nossa participação em SEMANA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO, buscamos compartilhar celebração dos 10 ANOS DA PNH! (PROGRAMAÇÃO ANEXA, apenas uma última alteração nesta Programação: O Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda, falará sobre PNH e Redes de Saúde na abertura dos trabalhos da tarde, antes da mesa /tema Ambiência e Saúde do Trabalhador).

Após Mesa de Abertura de hoje, 09/04, em que estavam presentes – MS/ Coordenação Regional Sudeste da PNH; SES-MG / Superintendência da Atenção Primária;  FHEMIG / Gerência de Gestão de Pessoas; HEMOMINAS/ Presidente; COSEMS/ Prefeito do Município de Sarzedo – abrimos os debates a partir de Conferência de Abertura, por Pedro Ivo Freitas de Carvalho Yahn, coordenador regional-sudeste / PNH / MS; o tema abordado foi Humanização e a Reinvenção do SUS.  

2014-04-09_15.13.06.jpg

” Se o SUS foi criado a partir de mobilizações e participação social é assim também que vamos reinventar o SUS”… falou Pedro Ivo. Muito mobilizadora a fala do companheiro Pedro, que veio do Rio de Janeiro, onde participou de atividades da Semana de Humanização ( 08/04), após ter presenciado abertura das atividades da Semana, em São Paulo(07/04). Depois compartilhamos mais debates que aconteceram hoje, aliás, foi tudo gravado, felizmente, com o apoio dos trabalhadores contratados para esta tarefa, via OPAS/MS. Aqui, não nos alongaremos, amanhã o Fórum começa cedo, a partir do tema Fomento das grupalidades, coletivos e redes, para o qual estarão conosco os convidados Gregório Baremblitt e Eduardo Passos, conforme já divulgado em post publicado ontem, 08/04. Informamos também que as atividades de amanhã, 10/04, serão transmitidas on line (depois a RHS poderá nos informar sobre esta transmissão). 

Ressalto que as avaliações espontâneas, que aconteceram após a abertura, enquanto saboreávamos “delícias mineiras”, em coquetel preparado por trabalhadores de empresa contratada para este fim, expressavam alegria e muito desejo de continuar os debates.

E Pedro Ivo deixou boas questões para reflexões… Ele disse: ” que este Fórum traga  novos reencantamentos para voltarmos ao cotidiano de trabalho, de alguma forma, transformados (…) a reinvenção do SUS tem a ver com a Reinvenção das Lutas Políticas na atualidade… o papel das redes sociais no movimento social hoje, a RHS no campo do SUS”…

Muitas pessoas se manifestaram e problematizaram sobre a realidade do SUS e da sociedade hoje. Dentre os participantes, trabalhadores e gestores das regionais de saúde, municípios, nível central da SES-MG, hospitais; consultoras da PNH / MS-Coletivo Sudeste; apoiadoras / MS Redes de Saúde e Rede Cegonha, estudantes, conselheiros. Esperamos que a partir de amanhã, mais pessoas compareçam, como militantes do movimento social , de Fóruns da Saúde, professores universitários, dentre outros.

Muitas fotos foram feitas e também tudo filmado, os registros mais completos virão depois, aqui apenas um pouquinho do que foi nosso primeiro encontro do Fórum Mineiro de Humanização (FMH): O SUS e a Mobilização Social.

AbraSUS! Parabéns pra PNH e tod@s protagonistas desta Política Pública, deste Movimento HumanizaSUS! A Semana de Humanização continua…

Ana Rita

Consultora PNH/ MS

Comissão Organizadora do FMH