I Fórum de Humanização reúne municípios para troca de experiências

15 votos

A cidade de Santa Fé do Sul sediou, na última terça-feira (8), o I Fórum Regional de Humanização, promovido pelo Ambulatório Médico de Especialidades (AME) em parceria com a Fundação Municipal de Educação e Cultura (Funec) e com o apoio do Departamento Regional de Saúde de São José do Rio Preto (DRS-XV). O evento foi realizado com o intuito de desenvolver e fortalecer a humanização nos atendimentos da saúde e contou com a presença de profissionais de toda a região.

O Fórum foi organizado em decorrência da Semana Nacional de Humanização – de 7 a 11 de abril. A proposta foi expor as diversas experiências de profissionais que atuam na área da humanização. Na abertura o evento contou com a presença do representante do AME de Santa Fé do Sul, Nilton César Francisco; do presidente da Funec, Ademir Maschio; da diretora Pedagógica da Funec, Dra. Sâmira Ambar Lins; da articuladora de Humanização da DRS-XV de São José do Rio Preto, Sandra Torres; e da secretária de Educação, Marilza Barbosa, que representou o prefeito Armando Rossafa.

Para a responsável pelo Serviço de Controle de Qualidade do AME Santa Fé do Sul, Taise Jordão, é essencial o empenho do Ambulatório nesse trabalho. “O AME se preocupa com a humanização e procura sempre estabelecer um bom relacionamento com o paciente. É de extrema necessidade discutir isso no processo de formação”, afirmou.

O evento reuniu profissionais da saúde de Santa Fé do Sul, Jales, Santa Clara d’Oeste, Três Fronteiras, Monções, Aparecida do Taboado, São José do Rio Preto, Fernandópolis e Votuporanga.  “Essa integração entre os municípios possibilita uma nova realidade quando se fala de humanização, que é muito abrangente, envolvendo toda a estrutura”, disse a articuladora de Humanização da DRS-XV.

A diretora pedagógica da Funec agradeceu o convite para participar do I Fórum e ressaltou a proposta do evento. “A nossa missão é formar cidadãos éticos e este Fórum vem de encontro com esta proposta”, enquanto o presidente da Instituição justificou que a oportunidade é de extrema importância. “Esse momento de aprendizado deve ser aproveitado de todas as formas possíveis.”

Palestras
No período da manhã, o I Fórum contou com discussões sobre missões humanitárias, políticas nacionais e estaduais de humanização e palestra sobre a Funec e as práticas de humanização. Na parte da tarde houve compartilhamento de experiências de instituições como a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Fé do Sul, o Hospital do Câncer de Jales, o AME de Santa Fé do Sul, a Santa Casa de Votuporanga e dos cursos de graduação da Funec.1.jpg2.jpg3.jpg4.jpg5.jpg