Conselheiros de Saúde do Piauí participam das Atividades da Semana Nacional de Humanização no DF

17 votos

conselho_0.jpg

A participação dos conselheiros nas atividades da Semana Nacional de Humanização  foi mobilizada  a partir de seus Conselhos de Saúde após terem recebido do Conselho Nacional de Saúde(CNS) um informe sobre a Semana Nacional de Humanização.

Houve uma votação para eleger os representantes do Estado junto a ação. A vinda dos conselheiros foi tão democrática, quanto o evento que vieram participar. Além disso a participação deles é tão bem vinda quanto suas "bagagens de experiências" trazidas do Piuaí.

conselho2_1.jpg

 

conselho_3_1.jpg

A conselheira de saúde e  representante da Associação das Prostitutas do Estado do  Piauí (APROSP),  Maria do Socorro da Silva Félix, pontua a participação nas Rodas de Conversa realizadas na Tenda MS, no Ministério da saúde em Brasília-DF. "A nossa vinda foi muito produtiva. Adquiri conhecimentos e vou compartilhar tudo isso com as pessoas da minha cidade."

A conselheira, Conceição Coutinho revela a experiência libertária que a roda apresenta: "Aqui podemos nos expressar, vi coisas que não conhecia. Essa experiência foi muito boa e de grande aprendizagem."

O conselheiro estadual de saúde, Antônio José Barbosa fala das discussões com entusiasmo e ressalta a importância de se apresentar nesses espaços, os problemas cotidianos do SUS e trabalhar na observância e solução das dificuldades em cada região.

"A roda de hoje foi uma das melhores! Discutir sustentabilidade é importante, e geralmente esse não é um tema debatido nos encontros, plenárias e conferências comuns."

Barbosa  falou ainda da novidade em conhecer Roda de Conversa, um dispositivo simples, em sua feitura, mas complexo por suas dimensões.

"Eu vim para conhecer, nunca tinha participado de uma roda de conversa. A Semana Nacional de Humanização está sendo de grandes debates. Esse é um espaço para criar novas ideias e também de oportunidades," finalizou.

conselho1.jpg