Sensibilizando a população de Mandaguari – PR para o Acolhimento com Classificação de Risco

11 votos

www.jpg

 

No dia 10 de abril de 2014, os acadêmicos do curso de enfermagem da Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (FAFIMAN), sob a coordenação do Profº Dto. Mayckel Barreto a Profª Me. Viviane Cazzeta realizaram na Praça da Independência uma atividade com o objetivo de sensibilizar a população mandaguarienese acerca da Política Nacional de Humanização, principalmente relacionada com o Acolhimento e Classificação de Risco.

A escolha desta temática se deve ao fato de na cidade estar sendo implementado, ainda de maneira muito incipiente, o dispositivo do Acolhimento com Classificação de Risco, principalmente no Pronto Atendimento Muncipal, contudo os profissionais tem percebido certa resistência da população, principalmente no que tange aos atendimentos tidos como não urgentes. Destarte, o nosso objetivo foi de tentar sensibilizar a comunidade para a busca pelas unidades básicas de saúde como ordenadoras da assistência e ainda sobre a priorização dos atendimentos mais graves na Unidade Emergencial.

A população participou ativamente, discutindo as situações de doenças e agravos que considerava como prioritárias e referiu que é imprescindível que a equipe de saúde se comunique com a clientela, uma vez que, por vezes o paciente pode se irritar e se alterar não pela espera, mas sim pela falta de informação acerca do quanto terá que esperar e o motivo pelo qual deverá esperar.

Os acadêmicos do curso de enfermagem também demonstraram interesse na realização da atividade, por considerarem o contato com a população como uma forma de melhor desenvolverem a comunicação, algo indispensável à Humanização da Assistência. 

Ainda, como o interesse da atividade era atingir o maior número de pessoas possível o Profº Mayckel concedeu uma entrevista para uma emissora de rádio local e a Profª Viviane para um site de notíciais da região, enfatizando a importância e o escopo da atividade, bem como convidando a comunidade a buscar maiores informações junto aos acadêmicos e professores do curso de enfermagem.