ULTIMAS AÇÕES E DIÁLOGO COM OS GESTORES NO HOSPITAL DE CLINICAS – UFPR

10 votos

A quinta foi movimentada no Hospital de Clinicas da UFPR – HC. Recebemos a Consultora Carine Bianca Ferreira Nied para provocar as equipes com o tema Visita Aberta: Como iniciar esta proposta?. Nesta ação estiveram presentes também a Consultora da PNH– PR Eliane Benkendorf e profissionais de Instituições de Saúde locais que aceitaram o convite para este diálogo.

A fala brilhante da Consultora Carine levou os participantes a refletir sobre suas práticas, escuta e diálogo. Carine deixou claro para o público as reais necessidades reais para implantação desta proposta e as provocações que ela pode gerar. A avaliação final do diálogo demonstrou claramente o reposicionamento de alguns participantes “Saio daqui percebendo que preciso trabalhar primeiro o Acolhimento da equipe…” comentou uma das participantes. Agradecemos a Carine por dividir sua experiência conosco nos reposicionando sobre o tema. Carine visitou várias ações nos intervalos dos trabalhos.

No Serviço de Neurologia a Consultora Carine, que pode conhecer como funciona a Visita Aberta instuída na Unidade.

Na Vivência do Serviço de Emergência Pediátrica,  a história da Perfecta, uma florzinha que vem para a consulta. Te muma abordagem que leva a criança entender o motivo da consulta e do cuidado que deve ter após a consulta, inclusive relativa a responsabilidade de tomar as medicações.

A consultora Carine visitou também o Programa de Escolarização Hospitalar que é apoiado por professores da Rede Municipal e Estadual. A Vivência demonstrou a criatividade das equipes e a uma preocupação singular, dos professores, com os pacientes.    

Nesta sexta os Resultados das Oficinas: contribuindo na construção da rede de acolhimento do HC foram apresentados em reunião com o Colegiado Gestor.

A apresentação foi um resumo das falas da Consultora Carine, dos profissionais que participaram das oficinas e das manifestações dos Usuários, através da Representações do Serviço de Ouvidoria. A percepção final identificou questões idênticas e as mesmas necessidades. Ainda como resultado a oficina trouxe reflexões que  impactaram na continuidade dos diálogos para construção da Visita Aberta no HC.

Durante o processo foi construída uma frase que representa o sentido deste trabalho que a Semana Nacional de Humanização proporcionou a Ouvidora Regia e a Coordenadora do Comitê Sirlei: “As manifestações de usuários e profissionais são como diamantes que devem ser lapidadas.” (Regina A. Klüppel, Sirlei Kleina/2014).

Foi uma Semana de diferentes experiências e queremos a gradecer aos Diretores pelo apoio, a todos ajudaram a construir esta proposta e aos que dela puderam participar.  

Finalizando… sintam-se todos convocados a participar da próxima Semana Nacional de Humanização, pois, só com a participação e inclusão podemos construir um HC e um SUS que dá certo. Obrigada!!!sam_0087.jpgsam_0088.jpgsam_0122.jpgsam_0113.jpgsam_0114.jpgsam_0109.jpgsam_0102.jpgsam_0101.jpgsam_0123.jpgsam_0126.jpgsam_0129.jpgsam_0131.jpgdscn2713.jpgdscn2719.jpgdscn2721.jpgdscn2722.jpg