Caratinga realiza a Implantação nas UBS e ESF o Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT)

11 votos

Ao atualizar as diretrizes de cuidado ao tabagista, o Ministério da Saúde facilita a adesão ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT). Para se habilitar a ter o serviço em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS), oferecer à população atendimento especial de controle ao tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS).

A habilitação de serviços ocorrerá por meio do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ), do ministério, Serão disponibilizados serviços do SUS oferecem o tratamento, que inclui apoio psicológico e medicamentos, atendimentos educativos e terapêuticos, além de prevenção.

Contamos com o programa em 19 unidades e estamos ampliando para a Unidade  I Flavia de Melo Pereira  – Central .

dsc09353.jpg

Prefeitura e NASF convidam fumantes para deixar de fumar

Programa de Controle do Tabagismo abre novos grupos para a primeira reunião, que acontece nesta quarta-feira, dia 9

A Prefeitura de Caratinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) convidam a todos os trabalhadores que fumam e que têm o desejo de parar de fumar, para participar do Grupo de Controle do Tabagismo. A reunião acontecerá na próxima quarta-feira, dia 9, às 18h na Unidade I de Saúde Flávia Pereira de Mello, situada na Rua Coronel Antônio da Silva, nº22, centro de Caratinga.
Tabagismo

cc6ee5e7-6ebe-ecbe-10dc-1a378b77dadb_400x300.jpg

Unidade I Flavia de Melo Pereira – com novas instalações para o melhor atendimento a população –

Os moradores do Bairro Santa Cruz e Bairro das Graças devem procurar suas respectivas Unidades de Saúde para se informar sobre os grupos em horário alternativo nestes postos.

De acordo com o coordenador do NASF, José Carlos de Oliveira, o Grupo de Controle do Tabagismo apoia a pessoa que tem vontade própria de parar de fumar. “As reuniões do Grupo são estruturadas com orientação do psicólogo, pois os participantes recebem ajuda para lidar com as questões pessoais que os fazem manter o hábito de fumar. Oferecemos também o apoio medicamentoso para a pessoa superar os sintomas da abstinência, bem como a reposição de nicotina, que acontece de forma individual, de acordo com o grau de dependência de cada um”.

Equipe de Multiprofissionais – NASF

6bcaba0b-acb4-6eaa-3cbd-2bb66b836c12_400x300.jpg

O coordenador do NASF acrescenta que todos os demais interessados que fumam e que têm o desejo de parar de fumar, podem participar do Grupo de Controle de Tabagismo. “Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde da sua área de residência para saber mais informações sobre os dias e horários alternativos, para que possam participar dos encontros de forma que não prejudiquem seu trabalho”.