Timbó deu destaque a Exposição Imagens do SUS

15 votos

timbo_net.jpg

Blumenau – Exposição Fotográfica Imagens do SUS acontece na Semana Nacional de Humanização
Postado por: timbonet em Blumenau, Médio Vale 3 de abril de 2014  

https://www.timbonet.com.br/blumenau-exposicao-fotografica-imagens-do-sus-acontece-na-semana-nacional-de-humanizacao/

A Gerência Regional de Saúde e o Comitê Regional de Humanização do Médio Vale do Itajaí, em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde da região, promovem a Exposição Fotográfica “Imagens do SUS” que ocorrerá de 07 a 11 de abril, no Mausoléu Dr. Blumenau (Rua XV de Novembro, 161 – Centro), durante a Semana Nacional de Humanização. Na abertura da exposição, dia 07, às 13 horas, ocorrerá uma Roda de Conversa com a presença do fotógrafo Radilson Carlos Gomes, do consultor Carlos Garcia e da coordenadora Estadual de Humanização Ledronete Silvestre.
A exposição contará com imagens dos atendimentos do SUS em todo o Brasil registradas pelo fotógrafo profissional Radilson Carlos Gomes, além de fotografias tiradas por profissionais de saúde do Médio Vale do Itajaí em diversos casos de atendimento pelo Sistema Único de Saúde. A exposição e os eventos programados para a semana (conforme programação anexa) têm o objetivo de expor e discutir a importância deste sistema para os milhões de usuários do Brasil.
O SUS é um dos maiores sistemas de saúde do mundo. Ele abrange desde o simples atendimento ambulatorial até o transplante de órgãos. Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros.
O Ministério da Saúde vai promover a Semana Nacional de Humanização em várias cidades brasileiras, de 07 a 11 de abril de 2014. E a programação da Semana  vem sendo  construída por quem faz a humanização do SUS.  Até o momento, 395 atividades entre debates, oficinas, fóruns, plenárias,  rodas de conversa, exposições, atividades culturais foram cadastradas.
Sobre a Política Nacional de Humanização (PNH)
A PNH existe há dez anos no SUS para transformar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários, de modo que cada um deles se reconheça como parte do SUS  e contribua para suas melhorias.  Com um grupo de apoiadores atuando em todo o território nacional, o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional às Secretarias Municipais de Saúde (SMS), Secretarias Estaduais de Saúde (SES), Hospitais e Coletivos de Humanização, além da  formação de gestores, trabalhadores e usuários.
Acolhimento, gestão participativa e cogestão, clínica ampliada, valorização do trabalhador, defesa dos direitos dos usuários e ambiência são as diretrizes que embasam a PNH e se materializam nos serviços de saúde por meio de  diferentes dispositivos que melhoram a atenção, gestão e o trabalho em saúde: Acolhimento com classificação de risco (que inverte a lógica de atendimento por ordem de chegada, mas de acordo com a vulnerabilidade e o risco do usuário do SUS), colegiados gestores (que democratizam as decisões), garantia de visita aberta e direito ao acompanhante, projetos de ambiência que contam com a experiência cotidiana dos trabalhadores para as reformas da infraestrutura do serviço de saúde, entre outros.

– Baixe o livro AQUI (pdf)

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sus_fotos_promocao_saude.pdf

Comunicação – Secretaria Regional de Blumenau