Jardim do Cuidar: Trabalhando com a Ambiência na Semana Nacional de Humanização

17 votos

img-20140414-wa0010.jpgO Ambiente Hospitalar ainda se desponta como carente de espaços aconchegantes e por ser um lugar especial, onde se encontram pessoas debilitadas física e psicologicamente, a criação de espaços de convivência e a implantação de projetos paisagísticos podem propiciar qualidade estética e disseminar a ideia de conforto e agradabilidade a usuários, acompanhantes e até aos funcionários, o que atende ao Dispositivo de Ambiência da Política Nacional de Humanização (PNH).

Nesse contexto, visando refletir para repensar espaços e suas funções do Hospital Materno Infantil, em Juazeiro-BA, percebeu-se que a implantação de um jardim poderia surgir como uma forma de tornar o ambiente hospitalar mais agradável e confortável, ao incorporar vida ao típico branco do hospital.
Por isso, estabeleceu-se parceria entre a Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI), projeto de extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que trabalha com a Humanização através da palhaçoterapia, e o Núcleo de Humanização e Educação Permanente da Secretaria de Saúde de Juazeiro-BA, com o objetivo de criar um jardim, o Jardim do Cuidar, no Hospital Materno Infantil.

Por acreditar no potencial da Semana Nacional de Humanização para provocar reflexões em profissionais, gestores, e usuários acerca da Humanização, além de incentivar a execução de novos projetos que sigam essa Política, foi aproveitado esse período para a consolidação da ideia.

Estudantes e profissionais, durante o dia 9 de abril, trabalharam para construir o Jardim do Cuidar, e fazer desse ambiente uma praça, onde os usuários e acompanhantes possam desfrutar de um espaço diferente daquele esperado para o interior de um hospital. Também foi criada uma sala de TV e de leitura de revistas na área de internação dos recém-nascidos, para distrair e entreter as mães durante o processo que estão nesse ambiente e para finalizar, estabeleceu-se parceria da UPI, através da qual haverá visitas de clowns, a partir do próximo mês, para tornar a palhaçoterapia mais uma aliada da Humanização no Hospital.

A partir dessa atividade da Semana Nacional de Humanização, tornou-se claro como é possível melhorar o ambiente hospitalar, com empenho, dedicação e união.

“Somos parte do SUS que dá certo!”

img-20140414-wa0006.jpg        unnamed.jpg