Prefeitura realiza Semana da Saúde nas Escolas e atende crianças da Reme- CORUMBÁ-MS

11 votos

Prefeitura realiza Semana da Saúde nas Escolas e atende crianças da Reme
09 de Abril de 2014 – 15h43

https://www.corumba.ms.gov.br/noticias/prefeitura-realiza-semana-da-saude-nas-escolas-e-atende-criancas-da-reme/16122/

A Prefeitura de Corumbá está desenvolvendo desde a ultima segunda-feira, a Semana da Saúde nas Escolas, em atendimento a alunos da Rede Municipal de Ensino. As atividades estão a cargo da Secretaria de Saúde, por meio do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

A semana está permitindo desenvolvimento de uma série de atividades laborais com os alunos das escolas Cyríaco de Toledo, Izabel Correa, Ângela Maria Perez, Pedro Paulo de Medeiros e Djalma Sampaio. As ações vão até o dia 11 e está fortalecendo importante parceria entre as secretarias de Saúde e de Educação, fundamentada a partir da Política de Humanização que é incentivadora de ações integrais, promocionais e intersetoriais de saúde e que busca o compartilhamento dos cuidados da população, com todos os setores.

A Semana Saúde na Escola foi instituída em 2012 com o objetivo de inaugurar as ações do Programa Saúde na Escola (PSE). A cada ano um novo tema de mobilização é trabalhado nas escolas pelas equipes de saúde e de educação, com repasse de incentivo financeiro aos municípios que aderirem.

A intenção é que, a partir das ações realizadas na Semana Saúde na Escola, a promoção e prevenção de agravos à saúde aproximem as equipes de atenção básica e as equipes das escolas, fazendo parte do cotidiano escolar. A Semana está marcando o inicio de ações que serão organizadas a partir de parcerias importantes, estabelecidas entre os ministérios da Saúde e da Educação.

Com Semana Saúde na Escola, a Prefeitura está fortalecendo as ações de política de governo prioritárias, no âmbito da saúde e da educação. Além disso, visa também incentivar a integração e a articulação das redes de educação e atenção básica; fortalecer a comunicação entre escolas, equipes de Atenção Básica e unidades básicas de saúde; fomentar o envolvimento da comunidade escolar e de parcerias locais; mobilizar as redes de atenção à saúde para as ações do PSE, e fortalecer o sistema de monitoramento e avaliação do PSE.