Hospitais da Fundação Padre Albino participam da Semana Nacional de Humanização

13 votos

dsc04355_1024x768_0.jpg

O Brasil está mobilizado para refletir sobre os avanços e desafios da humanização do Sistema Único de Saúde – SUS. De 7 a 11 de abril, em comemoração aos 10 anos da Política Nacional de Humanização – PNH, o Ministério da Saúde promoveu a Semana de Humanização voltada ao usuário, gestor e trabalhador do SUS. Os hospitais Emílio Carlos e Padre Albino participaram da ação.

Debates, exposições, fóruns, plenárias, atividades culturais, rodas de conversa, entre outras atividades que evidenciam as boas experiências  integraram a programação nacional que foi construída pelos brasileiros que fazem o SUS dar certo em suas cidades. Os eventos foram baseados em torno de três eixos: participação social, trabalho e gestão do SUS.

No último dia 7 de abril, o Hemonúcleo de Catanduva – localizado à rua 13 de maio, 974, abordou os colaboradores, acompanhantes e visitantes do Hospital Padre Albino para conscientizar sobre a importância da doação de sangue e do cadastro de medula óssea. A equipe repetiu a atividade no dia 10 de abril, das 7h30 às 11h, na Sala de Espera da Ortopedia do Hospital Emílio Carlos.

orientacao_acompanhante_1024x768_0.jpg

goa_1024x768.jpg

Nos dias 8 e 10 de abril, equipes multidisciplinares orientaram os acompanhantes nos hospitais da Fundação Padre Albino para reforçar sobre a importância da participação de todos os indivíduos nas políticas de saúde.

Ainda no dia 10 de abril, às 9h e às 15h, a Educação Continuada, em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização da instituição – mediou rodas de conversa sob tema Humanização do Atendimento. Além disso, os colaboradores puderam conhecer mais sobre as diretrizes da Política Nacional de Humanização por meio de vídeos do Ministério da Saúde.

A Política Nacional de Humanização existe há mais de dez anos no Sistema Único de Saúde. Sua proposta é mudar a relação entre gestores, trabalhadores e usuários do SUS, para que cada um deles se reconheça como responsável pelo SUS e contribua para suas melhorias. Atuando em todo o Brasil, o trabalho da PNH se baseia no apoio institucional às Secretarias Municipais de Saúde – SMS, Secretarias Estaduais de Saúde – SES, Serviços de Saúde, entre outros, além da formação de gestores, trabalhadores e usuários.

A Defesa dos Direitos dos Usuários, a Valorização do Trabalhador, o Acolhimento e a Gestão Participativa são algumas diretrizes da PNH que podem ser vistas nos serviços de saúde e contribuem para melhorar a gestão, a assistência e o trabalho em saúde:

Acolhimento com classificação de risco (que prioriza os casos mais graves, e não a ordem de chegada aos serviços de saúde), colegiados gestores (que democratizam as decisões), garantia de visita aberta e direito ao acompanhante, entre outras inovações fazem parte do trabalho de humanização do SUS.  Assim como Ministério da Saúde, os hospitais da Fundação Padre Albino têm o objetivo de transformar o modo de se fazer assistência hospitalar com humanização e, por isso, utilizam os dispositivos citados.

dsc04356_1024x768.jpg