Conselheiros de saúde visitam Hospital Municipal Esaú Matos

13 votos

 vsita-esau.jpg

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Assessoria de Controle Social da Secretaria Municipal de Saúde, organizou, nessa quinta-feira, 9, uma visita de conselheiros locais de saúde ao Hospital Municipal Esaú Matos, administrado pela Fundação de Saúde de Vitória da Conquista (FSVC). A visita integra as atividades da Semana Nacional de Humanização, promovida pelo Ministério da Saúde, no período de 7 a 11 de abril.

grupo, formado por componentes de diferentes conselhos do Município, participou da atividade de “Vivência no SUS”, na qual tiveram a oportunidade de conhecer de perto o funcionamento do Hospital Municipal Esaú Matos e algumas de suas experiências exitosas na área de humanização.

O projeto oferece apoio aos pais dos bebês internados, por meio de atividades como artesanato, terapia manual, massagem, encontro de famílias, assistência social, dia de princesa – em parceria com dois salões de beleza que disponibilizam gratuitamente serviços para as mães, quando seus filhos recebem alta. “O objetivo do Esaú com está atividade é a criação de vínculos entre a família e a criança, pois sabemos que isso propicia alta da UTI mais rapidamente e evita a reinternação”, explicou Tisia.

 celma.jpg A conselheira da Unidade de Saúde da Família do Jardim Valéria, Celma Teixeira, se disse surpresa com o atendimento oferecido no Esaú para os pais dos bebês da UTI. “Como mãe, eu não podia imaginar que existisse um trabalho desse aqui no Esaú. Estou muito feliz em conhecer o Esaú tão de perto”.

Essa atividade empodera o conselheiro e fortalece o controle social !