Conheça o CiberespaSUS

14 votos

O que é o CiberespaSUS?

Em linhas gerais, CiberespaSUS é como chamamos o território virtual do SUS (Teixeira, 2012).

Instigados por potencializar e habitar esse território, trabalhadores da saúde, da comunicação e da Tecnologias da Informação se reuniram em Brasília para constituir um “movimento CiberespaSUS”, que tem como objetivo colocar em conexão pessoas, projetos, ideias e afetos que estão se produzindo nos territórios virtuais do SUS.

O primeiro local em que esse encontro se deu foi na IV Mostra Nacional de experiências em Atenção Básica, e foi organizado pelas equipes da Comunidade de Práticas da Atenção Básica e pela Rede HumanizaSUS. Nossos debates principais se construíram em torno do tema dos dispositivos on line e a potencialização das Políticas Públicas em Saúde. Confiram alguns dos debates produzidos:

Comunicação e Saúde- parte 1:

 

 

 

Comunicação e Saúde – parte 2:

 

 

O design colaborativo em debate:

 

 

Dispositivos on line e a potencialização das Políticas Públicas:

 

 

Wiki Maratona – qualificação dos verbetes da saúde na wikipédia:

 

 

 

 

Além das mesas apresentadas em vídeo, é importante registrarmos outros debates muito importantes realizados, entre eles, podemos citar:

– Blogueiros em rede: debate destinado a pensar o ativismo em saúde a partir dos blogs e da rede virtual
– Educação em rede: Onde debatemos novos paradigmas para pensar os cursos à distância, com ênfase nos cursos oferecidos pela Comunidade de Práticas da Atenção Básica
– Wiki Maratona: momento destinado para a qualificação dos verbetes da Atenção Básica na wikipedia
– Curadoria em rede: momento destinado para discutir o processo de curadoria e a construção da IV mostra de experiências em Atenção Básica.

Depois desse primeiro encontro, alguns coletivos se co-responsabilizaram por fomentar a continuidade do movimento CiberespaSUS, não apenas em outros eventos, mas também como uma parceria e articulação permanente de sustentação e potencialização  dos territórios virtuais do SUS. Entre esses coletivos citamos:
A Wikipédia no Brasil (em especial a equipe da Wiki Saúde)
A Rede HumanizaSUS
A Comunidade de Práticas da Atenção Básica

Sendo essas duas últimas as maiores redes sociais da saúde no Brasil e a wikipédia a maior enciclopédia colaborativa do mundo.

Quer participar nessa construção? Deixe aqui seu comentário, cadastre-se na Comunidade de Práticas, na Rede humanizaSUS, transforme-se em um wikipedista, participe ou fomente um encontro do CiberespaSUS!