Evento em Brusque SC ainda repercute na mídia local

10 votos

HUMANIZAÇÃO
Profissionais da Saúde lotam "Oficina de Humanização"
27/09/2009 00:08h
Sucesso total foi a “Oficina de Humanização” promovida pela Prefeitura de Brusque, através da Secretaria Municipal de Saúde, durante todo o sábado, 26, na Sociedade Beneficente e Recreativa Santos Dumont. Cerca de 300 funcionários da área da saúde assistiram às palestras, foram envolvidos em debates e formaram grupos de trabalhos para discutir as metodologias de “acolhimento” ao usuário do Sistema Único de Saúde – Sus. O evento teve início às 8h30min, com a saudação da secretária Municipal de Saúde, Maria Aparecida Morelli Belli e do prefeito Paulo Eccel e se estendeu até as 17h, quando todos os envolvidos confraternizaram com um café especial.
Um dos pontos altos do evento foi a explanação da formadora do Curso da Política Nacional de Humanização do Ministério da Saúde, Maria de Fátima Souza Rovaris, com a palestra “Introdução à Política Nacional de Humanização (PHN). Com um perfil empolgador e com palavras motivadoras, a profissional deu uma “sacudida” no público. Maria de Fátima destacou que é preciso buscar iniciativas capazes de melhorar o contato humano entre o profissional da saúde e o usuário e até mesmo entre os próprios profissionais. “Trabalhar em Saúde é uma dádiva. Nós fomos escolhidos para trabalhar na Saúde. Quem não gosta do que faz, será infeliz. O usuário quando chega num posto de saúde que ser ouvido e tem esse direito. Nós temos que escutá-lo e respeitar o que ele está dizendo. Tem que “ser uma relação olho no olho”, disse. Entre as abordagens, ganharam destaque a importância das diferentes formas de acolhimento do usuário, tanto físicas quanto humanas, a troca de experiências entre os profissionais, o trabalho em equipe e a adequação de cada técnica de acordo com a necessidade do município.
A profissional que tem 20 anos de experiência como servidora pública em Saúde foi uma das pessoas que contribuiu para a implantação do Samu no Estado de Santa Catarina.
O segundo palestrante, o médico e diretor do Hospital Infantil Joana de Gusmão, Maurício Laerte Silva, especialista em Pediatria, Cardiologia Pediátrica, mestre em Ciências Médicas e mestrando em Gestão da Tecnologia, aprofundou as questões ligadas a co-gestão e experiência da PHN. À tarde, foi a vez da consultora do Ministério da Saúde, Patrícia Campos Silva estimular os grupos de trabalho que tiveram como objetivo a criação do “Colegiado Gestor”, composto por um profissional de cada posto de saúde, com objetivo de traçar diretrizes e buscar soluções em conjunto para melhorar o atendimento aos usuários do Sistema Únicos de Saúde.
O prefeito Paulo Eccel acompanhou os trabalhos pela manhã e explanou sobre os avanços da saúde nesses primeiros nove meses de trabalho do governo municipal. Os destaques ficaram para a valorização dos profissionais da saúde, através do novo plano de cargos e salários, o aumento da lista básica de medicamentos fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde que deu um salto de 90 para 190 itens, as mudança estrutura do Caps, que em breve estará funcionando no centro da cidade, o atendimento médico durante todo o dia em 13 postos de saúde e as ações de qualificação. Eccel adiantou que até o final do ano a cidade passará a contar com um posto de saúde com serviço de pronto-atendimento até as 22h e ressaltou que os em breve deve ter início as reformas em todos os postos de saúde. “Nós podemos mais. Brusque já passou a ser uma referência salarial desde o último mês. Agora queremos ser uma referência em atendimento na Saúde e na qualidade do serviço. Vamos dar demonstração de boa energia em cada dia de trabalho”, destacou.
Na avaliação da secretária Municipal de Saúde, Maria Aparecida Moreli Belli, o evento teve êxito e demonstra uma nova postura dos profissionais.
Para a técnica de enfermagem da Políclínica, Rosélis Krieger, valeu a pena ter comparecido na ação. "Achei muito interessante e bem produtivo. Dá uma mexida na gente e motiva o trabalho". A mesma opinião é compartilhada pela técnica de Enfermagem do posto de saúde, Maria Traenotti. "Para quem tem interesse em melhorar, esses cursos trazem uma oportunidade de evoluir".
O evento teve momentos de descontração com os profissionais do Brusque Saudável que mobilizaram todos a praticar exercícios e a buscar uma vida com hábitos saudáveis

Fonte:
https://www.brusque.sc.gov.br/web/noticia.php?noticia=928:Profissionais_da_Saude_lotam_Oficina_de_Humanizacao