CTHMobSUS/MT – Movimento que cresce e se intensifica

13 votos

No mês de Março – 21/03 – a CTHMobSUS foi bem ampliada com a inclusão novos profissionais, com a participação da superintendência de Políticas de Saúde, profissionais da Atenção Primária da capital, Gestores e trabalhadores do CAPS e serviços da área da Saúde mental, trabalhadores de serviços (maternidades e Pronto Socorro), gestores de maternidades, grupos condutores de redes, áreas técnicas da SES. A roda  contou com apoio dos Consultores Simone Eineck e Carlos Gama com o tema gestão da clínica onde foram discutidos vários conceitos e dispositivos como: saúde, clínica, clínica ampliada, equipe de referência , apoio matricial, autonomia etc. A discussão foi muito produtiva e nova oficina temática será realizada. 

img_0448.jpg

Os profissionais puderam trazer suas experiências concretas e consideraram o debate produtivo. No final da roda de conversa os participantes avaliaram a reunião: “tinhamos muita dúvida nos conceitos", é um processo de desconstrução e construção” “aqui conhecemos um pouco mais de cada rede” “confesso que eu me surpreendi com este espaço”  “entender cada conceito é muito importante”. O tema da gestão da clínica será pauta de discussões de outros encontros. Tivemos a participação da Consultora PNH do Coletivo Norte Patrícia Nienow que foi conhecer de perto este movimento no MT.

 

img_0473_0.jpg

 

Saboreando um tradicional "Peixe Cuiabano"

 

img_0489.jpg

Em 25/04 acontecerá em Cuiabá Mato Grosso a próxima reunião da CTHMobSUS,  que irá retomar as diretrizes e discussões já trazidas (Acolhimento, Redes, Cogestão e Gestão da Clínica) e apoiar os grupos de trabalho a pensarem implementação concreta das diretrizes PNH – elaboração dos Planos de Intervenção.