Atuação do Psicologo na saúde publica.

16 votos

O presente post tem como objetivo situar o momento histórico da emergência do campo de saúde do trabalhador na saúde publica e resgatar experiencias que exemplificam diferentes tipos de inserção da Psicologia na saúde do trabalhador.O conselho Federal de Psicologia CFP e o Conselhos Regionais vêm reafirmando a cada ano o compromisso assumido pela Psicologia com a área social,dentro de uma perspectiva de respeito á cidadania e de promoção dos direitos humanos. 

Esse compromisso,que se expressa como um cuidado com a profissão, tem se renovando e revelado em diversas iniciativas de gestão. Dentre elas, destaca-se uma mais recente e de grande importância: A criação do Centro de Referencia Técnica em Psicologia e Politicas , o CREPOP. 

O CREPOP amplia a atuação do psicologo na esfera pública, colaborando para a expansão da Psicologia na sociedade e para a promoção dos Direitos Humanos.

Com base nos textos trabalhado em sala de aula pelo professor, da disciplina Introdução a Psicologia da Saúde, em especial o texto "Saúde do Trabalhador no Âmbito da Saúde Pública".

O texto tem como embasamento teórico a atuação dos psicólogos(as) na área da Saúde Pública do Trabalhador, com enfase nas estratégicas de promoção e prevenção.O texto ressalta ainda a importância interdisciplinar que se pode dar conta da amplitude dos problemas relacionados ao trabalho.

Não esquecendo a importante ( Lei n° 8080/90) A Lei "Orgânica da Saúde" que consta no artigo 6°, paragrafo 3°, onde cita a Lei Orgânica da Saúde que regulamenta a Saúde do Trabalhador.

Para finalizar, com base nas informações, que vale ressaltar que extensão de atuação do psicologo é de colaborar com a Saúde dos Trabalhadores para que não haja sofrimento psíquico, proporcionando qualidade de vida ao trabalhador.

No meu ponto de vista, a Saúde dos trabalhadores é muito importante, pois possibilita a atenção psicológica na promoção, assistência e prevenção as relações que diariamente os trabalhadores vivenciam.

Fontes:

 https://www.crp20.org.br/?u=crepop

 

lei n° 8080, de setembro de 1990.