Cogestão – #semanadehumanizacao2014 #semananacionaldehumanizacao

13 votos

   

 

semana_humaniza_sus.jpg

O Sistema Único de Saúde (SUS) tem como um de seus princípios definidos na Constituição Federal a participação social, na perspectiva de democratizar a gestão da saúde (Ministério da Saúde, Gestão Participativa e Cogestão, 2009).

   Na busca de garantir tal direito à população, a Coordenação Municipal de Atenção Básica realizou, junto das Equipes de Saúde da Família Santa Rita de Cássia e Gileno Farias Teófilo e o Gestor Municipal de Saúde, na Semana Nacional de Humanização, reuniões com a população da área de abrangência de tais Unidades, com o objetivo de esclarecer quanto aos serviços de saúde oferecidos pelo município, os programas de prevenção e cronograma de atendimento da atenção primária, incluindo as atribuições de cada membro da equipe, afim de garantir o atendimento humanizado. Em um segundo momento foi aberto espaço para que a população colocasse suas dúvidas, elogios e sugestões, o que levou a discussões produtivas e alterações no planejamento de rotina das equipes. Tal programação foi realizada nas associações de bairro das áreas de abrangências das Unidades de Saúde da Família, contando também com a participação de lideranças locais, sendo atingidas cerca de 150 (cento e cinquenta pessoas).

    Cogestão significa a inclusão de novos sujeitos nos processos de gestão (análise de contexto e problemas; processo de tomada de decisão). A inclusão de novos sujeitos no processo de gestão, implica da corresponsabilização do cuidado, uma vez que as decisões são coletivas e não impostas (Ministério da Saúde, Gestão Participativa e Cogestão, 2009).

    Vale ressaltar que tal ação também vem sendo realizada nas demais Unidades de Saúde da Família do município.