As diferenças no sistema de saúde público e privado.

16 votos

 

Boa Noite! Sou acadêmica do 4º semestre do Curso de Psicologia da FISMA, e este post tem por finalidade atender as exigências da Disciplina de Introdução à Psicologia da Saúde.

Conforme assistido em sala de aula, o documentário SICKO SOS SAÚDE mostra a realidade dos países quando há dificuldades na assistência à saúde, quando eles mais precisam, quer seja na fase da vida infantil, adulto ou velhice. Quando se verifica esse documentário, podemos comparar ao nosso SUS, garantido através de lei e mesmo com tantas dificuldades, continua sendo tão mal afamado.

É fundamental para a análise dessa situação o próprio conceito de Saúde. Enquanto, no Sistema Público, a saúde está relacionada a condições de vida , sejam elas econômicas sejam sociais, no Privado, a doença é entendida como uma mercadoria. Quanto às características do sistema, o Público se organiza a partir de princípios – universalidade, integralidade e equidade – e o Privado, ao contrário, seleciona e segmenta a clientela.. O sistema Público tem como princípio, a equidade, isto é, trata de forma diferente os "diferentes", para atingir a universalidade e a integralidade, enquanto que, no sistema Privado, os direitos dependem do poder aquisitivo.

A diferença em relação ao serviço de urgência e emergência é devido a uma grande seletividade do atendimento dentro do Setor Privado. Os hospitais, mesmo que tenham serviço de urgência, não são de porta aberta, ou seja, o serviço de urgência é interno ao próprio hospital. Se, dentro do hospital, eles precisam de um atendimento, existe um serviço de urgência. Necessariamente, eles têm que atender quando houver um referencial aumento, ou algum tipo de acordo dentro do sistema de urgência e emergência. Este é um grande problema para o SUS porque todo o serviço de urgência e emergência – casos graves que exigem complexidade no atendimento – acaba sendo realizado na Rede Pública e não é à toa que os pronto-socorros são do jeito que conhecemos, com problemas no atendimento e uma qualidade que deixa a desejar.

Ao ler a respeito do tema penso nas desigualdades existentes como um todo, não somente na área da saúde, mas em qualquer circunstância das nossas vidas, a maioria das situações de negligência poderiam ser evitadas se não fosse a ganância dos seres humanos, vivemos em um mundo onde o poder aquisitivo é quem decide se somos “bons” o bastante para ter um atendimento digno, o que me chamou muito atenção na escolha do tema, pois acredito que todas as pessoas em casos graves devem ter prioridade em atendimento independente das suas condições financeiras.

Fontes:
Público e Privado na saúde.
https://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/cadernos_tematicos/4/frames/fr_pesquisa.aspx

Filme Sicko: https://pt.wikipedia.org/wiki/SiCKO

Tags: Curso de Psicologia da FISMA  
Estado/Cidade: Rio Grande do Sul/Santa Maria